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Técnicas de relaxamento: como relaxar corpo e mente em tempo de quarentena

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Não houve tempo para nos prepararmos, nem ninguém esperava por dias-e-dias sem poder sair de casa e com inúmeros desafios pela frente. Sente que precisa de relaxar, mas que nem para isso encontra o momento certo? Então, este artigo é para si.

Técnicas de relaxamento:  como relaxar corpo e mente em tempo de quarentena

Em alturas em que o stress e ansiedade tendem a aumentar, o nosso esforço para o contrariar e fazer com que não tenha repercussões no nosso corpo, deve ser ainda maior. Aproveite os minutos a mais de manhã, o final da tarde ou até a hora de almoço para ter alguns momentos tão importantes para que tudo o resto funcione. Partilhamos algumas técnicas de relaxamento que vão fazer a diferença. Tome nota!

1. Controle a respiração

Esta não é uma técnica nova e pode complementá-la (aliás, deve!) com a prática regular da meditação. Há várias aplicações que podem guiá-la neste processo e que até já têm módulos para aprender a lidar com o medo e com este período em que se encontra, como a Calm, Headspace ou a Zen. A meditação pode ser uma boa forma de começar o dia, visualizando os seus objetivos e aquilo a que se vai dedicar mais. E respirar é uma das técnicas que mais podem ajudar no processo de relaxamento. Experimente connosco: feche os olhos, inspire devagar, pelo nariz, até sentir o ar a entrar e a percorrer o seu corpo, sustenha a respiração, aguente um pouco, e expire pela boca. Repita este movimento algumas vezes. Esta técnica é rápida e muito eficaz no alívio do stress pois trabalha diretamente no processo de oxigenação do cérebro e ajuda a tranquilizar a mente.

2. Criar uma playlist positiva

Crie uma playlist relaxante e/ou positiva com músicas que a façam sentir bem. Aproveite para ouvir sempre que se sentir mais stressada ou ao longo do dia: no banho, ao acordar, antes de adormecer, nas pausas, enquanto trabalha, ou até mesmo para fazer um momento de coreografia ao final do dia. Se o fizer no Spotify ainda tem a vantagem de ter sugestões em linha com o seu gosto musical que pode ir acrescentando, se gostar. A música pode ser realmente terapêutica e não podia deixar de fazer parte da nossa lista de técnicas de relaxamento.

3. Banho e hidratação

Não há nada como um banho relaxante, mas e se a isso juntar alguns cuidados consigo? Desengane-se se pensa que a pele só está exposta quando em contacto com o ambiente exterior, como a poluição. Um dos seus maiores inimigos é o stress, contribuindo para a acumulação de resíduos à superfície que prejudicam a sua capacidade protetora. Por isso, de forma a removê-los, o primeiro passo de todos deve ser a limpeza

Os produtos adequados vão depender do seu tipo de pele e das prioridades que mais necessita, que pode perceber através do Skinconsult, um sistema de diagnóstico da pele, desenvolvido com inteligência artificial, pela Vichy com o apoio de dermatologistas, que deteta, analisa e compara sete sinais de envelhecimento e que lhe indica a rotina de cuidados de acordo com os resultados. Enquanto limpa, pode (e deve!) massajar suavemente o rosto, de forma a estimular os músculos e ajudar a trazer oxigénio à pele.

4. Massaje o rosto

As massagens são famosas por ajudar a relaxar e a verdade é que não é mito. Falando do rosto, há pontos que devidamente estimulados ajudam a que consiga ficar mais tranquila. Experimente, assim, aplicar um creme hidratante diário exercendo suaves pressões do centro do rosto em direção ao contorno e pescoço. Aqualia Thermal é um creme ligeiro reidratante que ajuda a hidratar a pele e a refrescá-la, sobretudo quando os seus sinais estão relacionados com variações de temperatura ou stress.

5. Mantenha-se ativa e encontre novos hobbies

Por muito que os tempos sejam de espera e de acalmia geral, não ceda à tentação de ficar em loop no sofá a ver séries uma tarde inteira. Uma boa técnica de relaxamento pode mesmo ser manter-se ocupada: mude a decoração do seu quarto – e use o Pinterest para tirar ideias - , faça um bolo para a família, organize um álbum de fotografias, ou experimente começar a escrever um diário. E porque não fazer aqueles treinos em conjunto do instagram e desafiar as suas amigas para ver quem aguenta mais tempo? O importante é, segundo os psicólogos, arranjar quebras para que não deixe que a monotonia se instale em si.

6. Faça uma máscara

E com o ponto de cima, não queremos que dizer que não deve ler, ver séries e evadir-se. Apenas que deve fazer outras coisas, além disso. E já que o tema é passar tempo no sofá, aproveite para cuidar da pele e relaxar ao mesmo tempo. É um dois-em-um perfeito. As máscaras são um must-have no que diz respeito a limpeza e cuidado cutâneos. Selecione a que mais se adequa às suas necessidades. No caso da Máscara Detox Purificante com Carvão, é indicada para todos os tipos de pele e funciona como ação detox, descongestionando os poros. Em casos mais específicos, como poros dilatados e pele com tendência a oleosidade, pode optar pela Máscara de Argila, que deixa a tez purificada e com uma textura e acabamento suave. No caso de pretender um cuidado antienvelhecimento, uma boa opção passa pela Máscara Double Peeling, que remove as células mortas e confere uma frescura e textura afinada e luminosa, além do seu ligeiro aroma a groselha-negra, maçã e almíscar branco. Pode, ainda, optar pela Máscara Apaziguante com Aloe Vera, que atua como apaziguante em pele reativa e sensível.

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