Certamente que o seu nutricionista, uma instagrammer de vida saudável ou até mesmo uma amiga próxima já lhe disseram que os “superalimentos” são palavra de ordem numa alimentação nutritiva e que tem mesmo de começar a introduzi-los na sua rotina diária; na verdade, até podemos dizer que quando pensamos nas suas propriedades para a saúde, imaginamos o açaí, a quinoa, o camu camu e os pacotes de spirulina vestidos com a capa da Mulher-Maravilha, prontos a desafiar, sem receios, qualquer adversidade do dia a dia.
Dos minerais às vitaminas, passando pelos aminoácidos e antioxidantes, os superalimentos não só melhoram o seu bem-estar físico, como ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir doenças, sobretudo nesta fase em que as temperaturas gélidas parecem ter vindo para ficar nos termómetros nacionais. Tal como qualquer outro alimento de extrema riqueza nutricional deve respeitar a dose recomendada, podendo incluí-la em receitas saudáveis (batidos, sumos ou sopas). É um pequeno passo que pode dar todos os dias para preservar a sua juventude e descobrir os tesouros preciosos que a natureza tem para lhe oferecer.
Mas e se lhe dizermos que esta ciência dos nutrientes fundamentais também é transversal aos cuidados capilares? Antes de escolher um cuidado específico para o seu cabelo, comece por compreender as suas particularidades e por desmistificar muitos dos sinais que lhe são comunicados:
1. Para cabelos normais a oleosos:
Se não quer chegar ao final de mais um dia com um penteado sem volume ou com o cabelo oleoso, repense na forma como nutre os seus fios. Se procura uma fórmula purificante, que combata a poluição e o incómodo que sente diariamente, faça um Detox ao seu cabelo. Os aliados nesta união? A spirulina, rica em antioxidantes e proteínas que absorve partículas poluentes, o carvão purificante, que limpa a fibra e torna o cabelo mais leve e brilhante (um glow natural, claro!), e o pó de caulino absorvente, um mineral que absorve a oleosidade em demasia e confere volume. Reequilibre o couro cabeludo com o champô, o bálsamo e, para disfarçar imperfeições de última hora, o champô seco.
2. Para cabelos sob stress, sem vitalidade nem brilho:
Se a sua rotina a coloca debaixo de um desequilíbrio físico e emocional constante, ao ponto de parecer que está sempre a andar numa montanha-russa de sensações, o seu cabelo acaba por refletir os picos dos seus mundos interiores. Se sente que o seu couro cabeludo precisa de se vestir de luz e de vitalidade – e de se desembaraçar -, faça-se valer de um champô e de um bálsamo com ingredientes energizantes naturais, como as vitaminas A, C e E, presentes, por exemplo, nas bagas de açaí, com propriedades antioxidantes, minerais e proteínas; para resultados mais imediatos, a combinação com a aloé vera, uma planta fortificante com propriedades hidratantes, é o ideal e a gama Dercos Nutrients consegue-o. Como? Garantindo-lhe que a hidratação e suavidade aumentam logo após a primeira lavagem.
3. Para cabelos muito secos:
Já se procura uma fórmula nutritiva para um cabelo seco, ou danificado por agressores térmicos, como os raios UV (que também nos meses mais frios se fazem anunciar) ou as ferramentas de styling (secadores ou pranchas de alisamento), a hidratação e a suavidade outrora em abundância podem ser recuperadas com a aplicação de um champô e de uma máscara. A gama Nutri Protein aliou o óleo de pracaxi, rico em ácidos gordos e lípidos essenciais para a coesão de cutículas, à quinoa reparadora, munida de antioxidantes e de proteínas que nutrem os folículos capilares, para que a quebra do seu cabelo diminua, assim como a existência de pontas espigadas.