getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Sumo de laranja no Inverno? É melhor não!

Sumo de laranja no Inverno? É melhor não!
  • Favoritos

As dietas com muitas proteína estão na moda. Fala-se em superalimentos, em bagas, legumes, e até em receitas mil-em-um que, para além de conterem múltiplos benefícios para a nossa saúde, são simples de elaborar. Mas o que muitos não sabem é que essas receitas podem ter efeitos variáveis no nosso corpo, de acordo com a estação em que são consumidas. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), há vários alimentos que apenas devem ser consumidos em determinadas alturas do ano.

As constipações e as gripes começam a aparecer e queremos agir o mais rapidamente possível em nossa defesa. Resta saber se temos o escudo certo. E é por isso mesmo que Hélder Flor, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, nos explica que os alimentos se dividem pela temperatura (frios e quentes). Ambos, têm um papel fundamental no equilíbrio corporal e é necessário que os saibamos distinguir e adequar.“Nos meses mais frios devemos privilegiar a ingestão de alimentos de natureza quente, como os condimentos ou as especiarias, de forma a reforçar e restabelecer a estabilidade do nosso corpo”, começa por explicar o terapeuta. Além disso, os alimentos devem ser consumidos apenas na sua época de colheita, especialmente a fruta. “A laranja, por exemplo, sendo rica em água, é considerada uma fruta fresca, de natureza fria, e, por isso, não deve ser consumida no inverno, sendo preferível consumir frutas neutras como a maçã ou a pêra”. Por isso, bem pode esquecer os sumos de laranja para combater as gripes e as constipações. Para fornecer vitamina C ao seu corpo, sem os inconvenientes dos alimentos frios, opte por cajus, kiwis, brócolos, couve-flor ou pela couve portuguesa.

Outros alimentos que também podem “aquecer” o seu organismo e combater o contraste de temperatura são o gengibre (sempre muito valorizado pela MTC), o cardamomo, a canela, a malagueta, a pimenta preta, o tomilho, os orégãos, o manjericão, a aveia, o alho francês, a cebola, a romã, as castanhas, os figos, as peras, as avelãs, as nozes ou as uvas.

E o especialista deixa ainda mais um conselho para o seu inverno: “Uma boa alternativa para sobremesa pode ser uma fruta cozida polvilhada com canela.”



Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}

    Idéalia

    Peeling Noite

    Creme cuidado de noite
  • {Produto_Nome}

    Idéalia

    Creme Noite

    Creme cuidado de noite
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top