OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Stress: um dos perigos mais invisíveis do exposoma

Descobre quais os efeitos que fatores como stress podem ter na tua pele e fica a saber o que podes fazer para evitá-los.

Stress: um dos perigos mais invisíveis do exposoma

Talvez o tema ainda não te seja familiar mas, os perigos que o exposoma conjuga estão mais presentes na tua vida do que imaginas! Na verdade, o termo exposoma designa, precisamente, todo o conjunto de fatores ambientais e de exposição a que cada um de nós está sujeito no dia a dia, que incluem a poluição, o stress, uma alimentação pouco saudável, a radiação solar e tantos outros que, no seu todo, contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

A designação surgiu em 2015, inicialmente associada à investigação oncológica e, então, ao impacto que os fatores ambientais, comportamentais e hormonais acabam por ter na alteração das funções biológicas da pele. Logo no ano seguinte, a Vichy converteu a descoberta na Ciência do Exposoma da Pele, sobre a qual nos debruçamos continuamente de forma a analisar, compreender e encontrar soluções para os seus vários fatores.

Entre todos, o stress é provavelmente um dos mais invisíveis, e aquele que mais facilmente podes tender a descurar. Ora porque “é normal” ou porque “toda a gente tem fases de maior agitação”. Quantas vezes já deste por ti – ou já ouviste alguém que conheces – a admitir que sabe que terá de abrandar o ritmo acelerado em que vive, quase como se de uma promessa para um futuro longínquo se tratasse? 

Sabe o que acontece à tua pele quando vive em permanente stress, adiando o descanso e/ou um maior equilíbrio no teu dia a dia:

  • Como? O stress acelera a produção de radicais livres no seu organismo que, por sua vez, irão neutralizar proteínas como o colagénio (responsável pela elasticidade dos tecidos).
  • Onde? Este é logo o primeiro passo para uma aparência gradualmente mais envelhecida, que se torna visível através do aparecimento de mais marcas de expressão e rugas,   de uma pele mais flácida. É por isso que tendemos também a associar pessoas que vivem com maiores níveis de stress a uma aparência mais “cansada”.
  • Com que impacto? Para além do envelhecimento da pele, o stress é ainda responsável por piorar doenças cutâneas associadas à maior instabilidade emocional que provoca, como a acne, a psoríase, a dermatite seborreica, reações alérgicas, rosácea, entre outros.

Como travar o impacto do stress na pele?

O mais importante para o teu organismo é a adoção de hábitos de vida saudáveis a todos os níveis – corpo e mente. Se sabes que, no dia a dia, os teus níveis de stress estão acima da média (quer porque dormes mal, sentes uma maior ansiedade, etc.), é fundamental que implemente rotinas que te permitam desacelerar. E, se sentes dificuldade em fazê-lo, porque és uma pessoa mais energética, temos a dica perfeita! Cria pausas “úteis” no teu dia a dia. Ou seja, momentos em que te abstrais do resto, mas em que tens uma tarefa associada como, por exemplo, a realização de uma máscara facial, como esta de argila, ideal para uma esfoliação suave que ajuda a desobstruir os poros. E se tiver propriedades antioxidantes, para combater os radicais livres, melhor ainda!

Uma vez apaziguadas crises futuras, é então hora de olhar para o passado, e para as consequências que as fases de maior stress deixaram na tua pele do presente. E temos boas notícias: podes respirar fundo! Por muito que ainda não consigamos viajar no tempo e apagar os comportamentos que contribuíram para que a tua pele surja hoje mais baça e sem vida, ou com menos firmeza, temos algo tão bom que a fará sentir com nada menos do que super-poderes ao mesmo nível.  

Afinal, o que atenua as marcas do stress na minha pele?

A tua melhor amiga será, sem dúvida alguma, a vitamina C! Ao longo das décadas, tem sido um dos ingredientes mais requisitados pela indústria da dermocosmética, precisamente pela sua ação poderosa: é um excelente antioxidante, auxilia na despigmentação, combate a presença de radicais livres, melhora a síntese de colagénio e muito mais. E, para que a tenhas sempre por perto, na fórmula mais completa e indicada para as necessidades de combate ao impacto do stress na pele, temos duas sugestões imperdíveis:

  • Vichy Liftactiv Fresh Shot Sérum vitamina C Antioxidante & Antifadiga um “antídoto” para a pele cansada. Com 15% de vitamina C pura, a sua fórmula contém uma poderosa seleção de ingredientes ativos com ação antioxidante, como a vitamina E, polifenóis de pinheiro bravo e ácido hialurónico fragmentado. Este shot, cujos resultados foram comprovados clinicamente em 10 dias, é um must-have total para o combate aos sinais de idade, fadiga, para tonificação e iluminação da tez. Para uso diário, e para que não te perguntem, tão cedo, se andas a dormir mal!

O que te parece?

Produtos sugeridos

  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}

    LIFTACTIV SUPREME

    Fresh Shot Sérum vitamina C Antioxidante & Antifadiga

    Sérum

    "O antídoto" para a pele cansada. 15% Vitamina C pura, resultados em 10 dias.

  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top

    Skinconsult

    DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    1 minuto
    para analisar
    a tua pele

    Tira uma selfie

    Preenche o perfil

    Descobre a tua rotina de skincare personalizada

    Linhas finasA tua força
    Rugas dos
    olhos
    A tua prioridade
    Falta de firmeza

    Faz um
    Diagnóstico de pele

    circle1circle2circle3circle4