OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

#StayHome: Como dormir bem quando não nos sentimos cansados?

Mais do que nunca, é importante dormir bem. Quando se passa mais tempo em casa e, inevitavelmente em repouso, este poderá ser um desafio acrescido.

#StayHome: Como dormir bem quando não nos sentimos cansados?

Mais do que nunca, é importante dormir bem. Quando se passa mais tempo em casa e, inevitavelmente em repouso, este poderá ser um desafio acrescido. Por um lado, porque o nível de cansaço ao fim do dia não é igual. Por outro, em situações como a atual, em que estar em casa é um dever e não uma opção, os níveis de stress e de ansiedade podem disparar, desregulando o sistema nervoso. 

A primeira dica para dormir bem a reter é a criação ou a manutenção de rotinas. Estar em casa muito tempo pode conduzir a uma confusão de horários e inclusive a uma falta de noção da passagem dos dias. Por isso mesmo, é fundamental manter hábitos diários que ajudem a separar os vários momentos do dia, respeitando tempos de refeição, de produtividade (mesmo que em novas decorações, arrumações ou DYI) e de descanso. Para ser mais fácil, experimente programar alarmes. Este método não significa, claro, que não possam existir dias com mais liberdade. Mas experimente reservá-los para os fins de semana e feriados, tal como faria numa situação mais próxima do seu quotidiano laboral. E as horas de dormir não devem fugir a estes planos.

Estabelecer esta rotina é o primeiro passo. Contudo, poderá não ser suficiente para que as suas noites sejam tranquilas. Por isso mesmo, reunimos mais 6 dicas que a irão ajudar a que durma melhor. Pense nelas como uma to-do list, já por esta ordem, para realizar diariamente:

1. Faça exercício físico:

Não precisa de ser um treino intenso, mas é importante movimentar-se. Em casa, temos mais tendência para passar ainda mais tempo sentados o que faz com que, para além dos malefícios para o organismo, articulações e músculos, o gasto energético seja menor. Tente cansar-se, especialmente ao fim da tarde/ início noite (nunca próximo da hora de dormir, já que a curto prazo a atividade física irá ter o efeito contrário). Um banho relaxante de seguida irá conferir o mood pretendido para as últimas horas do dia.

2. Que tal uma máscara facial?

Esta é a oportunidade perfeita para dedicar mais tempo à sua rotina de skincare, introduzindo elementos que não incluía com muita frequência. A máscara facial, dependendo das suas propriedades, poderá contribuir para que descontraia ainda mais. Uma excelente opção será a nova Máscara de Minéral 89, fortificante e reparadora que hidrata e suaviza instantaneamente durante 24 horas. Com 89% Água Vulcânica Vichy é composta por um tecido com fibras obtidas de microalgas combinado com Ácido Hialurónico de origem natural. Escolha uma playlist calma, bossa nova, jazz ou outro tipo de música que combine com o momento.

3. Introduza o chá antes de dormir:

Corpo e rosto já preparados e relaxados, está na hora de mimar o seu organismo com uma bebida quente que, só por o ser, já irá contribuir para o objetivo pretendido. Um chá de valeriana, camomila, tília ou erva-cidreira são as melhores opções para dormir bem, graças às suas propriedades calmantes.

4. Desligue os aparelhos eletrónicos:

televisões, telemóveis e computadores estão proibidos no quarto, na hora de dormir. Veja um filme ou a sua série preferida noutra divisão. Quando chegar o momento de dormir, faça do seu quarto “um santuário” com o mood certo para que nada interfira. Se lhe fizer falta algum elemento de entretenimento nesta fase, opte por um livro. Por fim, verifique se não há relógios no quarto: tentar adormecer e não conseguir, estando sempre a olhar para as horas, fará aumentar a ansiedade.

5. Controle a temperatura e a luz:

para dormir bem o ambiente deverá estar escuro e a temperatura do quarto fresca, entre os 15,5 e os 20 graus, de modo a manter o conforto. Uma forma de assegurar também a sua temperatura corporal ideal é utilizar um pijama mais fresco. Dica extra: O sérum Minéral 89 tem propriedades refrescantes e pode ser ideal para acalmar a pele ao deitar, como complemento à sua rotina diária. Também o cuidado de olhos, reparador e fortificante, da mesma gama pode ser um excelente aliado para as suas noites. Experimente colocá-lo alguns minutos antes de utilizar no frigorífico. Sentirá um conforto e frescura oculares imediatos (e, bem sabemos que não é o tema, mas de manhã verá as olheiras a desaparecerem).

6. Manter os olhos abertos:

Por último, sabemos que esta poderá ser controversa. Mas a ideia é não forçar o sono. Tentar dormir poderá ser o seu inimigo número 1 ao querer adormecer. Respire fundo, pense em momentos ou objetivos positivos e descontraia. Se precisar de manter os olhos abertos, é preferível. Irá fechá-los naturalmente, quando tiver vontade. E se, mesmo assim, não conseguir, levante-se. Vá dar uma volta pela casa, optar por alguma atividade de impacto reduzido (o mais tranquila possível) e tente regressar à cama mais tarde.

Se mesmo assim continua a ter dificuldades em adormecer experimente algumas técnicas de relaxamento que podem ajudar a relaxar o corpo e a mente contribuindo para que consiga dormir melhor.

Bons sonhos!

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}

    MINÉRAL 89

    Minéral 89 Máscara - Fortificante e Reparadora

    Máscara Facial

    Revitaliza a sua pele em 10 minutos.

  • Best-seller

    {Produto_Nome}

    MINÉRAL 89

    Minéral 89

    Sérum

    A sua dose diária de força para uma pele visivelmente mais forte.

  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    Os Melhores Conselhos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    go to top