OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Retratos de Beleza: Entrevista Helena Magalhães

Helena Magalhães, é escritora, blogger, jornalista e conhecida pelas suas histórias de beleza. A autora do livro “Diz-lhe que não” foi uma das oradoras presentes nas Vichy Beauty Talks  e falou-nos da importância da beleza e do cuidado com a nossa pele na nossa auto-estima. Para ler e reler!

Por vezes, as pessoas questionam-me sobre o facto de eu escrever tanto sobre beleza e se isso poderá descredibilizar-me a longo prazo. Porque o conceito de beleza tem uma conotação negativa, fútil. Mas a beleza não é um conceito fútil, está presente em tudo o que fazemos e pode ser uma arma do nosso dia-a-dia. É o que nos permite mostrar ao mundo aquilo que já sentimos no interior.

A confiança de uma pele cuidada é, então, decisiva?

Nunca existiu maior acesso à informação e a conceitos de beleza que nos permitem atingir aquilo que sentimos como agora.  Se uma mulher sai de casa com o rosto cuidado, seja um hidratante ou mesmo maquilhagem, tem uma confiança muito maior do que alguém que sai com a pele nua. E este contacto com a beleza influenciou tudo na minha vida. Quem trabalha com comunicação, como eu, sabe o que é estar exposta. Mas nem sempre a forma como nos sentimos é a mesma de quem nos vê.

No dia em que lancei o meu livro fui maquilhada e posso dizer que senti um aumento de confiança para a apresentação e, se calhar, o impacto que tive no público acabou por ser diferente. Acho mesmo que não  devemos reduzir ou menosprezar a beleza. Afinal, uma mulher que se cuida acaba por passar uma imagem mais profissional. E no fim de contas,  a beleza também reflete a nossa personalidade, porque é a forma como decidimos mostrar-nos ao mundo.

Nas Vichy Beauty Talks falou um pouco sobre os obstáculos que teve com a sua pele. Qual o maior conselho que pode dar a quem vai ler esta entrevista?

Ao crescer, não tive os problemas comuns da adolescência, como a acne. Mas aos 22 anos diagnosticaram-me um problema de saúde que tinha efeitos visíveis na pele e cabelo. Foi a partir dessa altura que entendi a influência da beleza na autoestima.

Demorei algum tempo a encontrar o que funcionava realmente para mim, porque cada caso é único. Uma limpeza de rosto, de manhã e à noite, com produtos próprios e sem agressores, é sem dúvida o melhor conselho que posso dar. Outra recomendação que eu costumo dar e que em Portugal não é vista com bons olhos é a de pedirem amostras. Porque o que funciona para mim pode não funcionar para outras mulheres.

Como foi a experiência das Vichy Beauty Talks?

O que mais gostei foi a forma como procuraram ter oradores diferentes unidos pelo conceito de beleza. Acho que é importante falar-se mais de beleza, sem preconceitos e de forma útil. Gostei de perceber que as mulheres portugueses pesquisam cada vez mais sobre estes assuntos e para mim e para o meu trabalho isso são excelentes notícias. Era bom que se fizessem mais vezes eventos assim.

Outros artigos sugeridos

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

v_woman.jpg
Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4