OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Quando as máscaras protetoras irritam a pele: saiba como prevenir a mascne

Já ouviu falar de “mascne”? Se, por um lado, o uso da máscara protetora se enraizou no dia a dia de forma natural, já nem sendo estranhado entre conversas, passeios e rotinas, esta prática trouxe consigo repercussões para a pele.

Quando as máscaras protetoras irritam a pele: saiba como prevenir a mascne

A mais comum e cada vez mais associada a esta barreira que se cria sobre a zona do nariz, boca e queixo, é a acne. Tanto, que já deu origem a um novo termo: mascne. 

Causado pelo aumento da exposição da pele a um ambiente mais quente e húmido, proporcionado pela utilização da máscara de proteção facial, a mascne é apelidado pelos dermatologistas por “acne mecânica”, e aparece agora concentrado nas zonas inferiores da face, que acabam por estar tapadas e, portanto, sujeitas a este contexto, com muita regularidade. 

Embora seja uma consequência menor face à importância e necessidade de proteção que o atual contexto pandémico exige, é possível evitar que este tipo de acne faça parte do seu “novo normal”. Até porque não é algo que queiramos que tenha vindo para ficar! Por isso mesmo, reunimos os passos certos para ter consigo numa checklist junto à mesa de cabeceira e garantir que a sua nova rotina de cuidados com a pele está adaptada à nova realidade mundial. 

Tome nota:

Como evitar o aparecimento da “mascne”?

Por mais tentador que possa parecer, reduzir a utilização da máscara devido a este fenómeno está fora de questão. Não apenas pelo zelo da sua própria saúde, mas também para não descurar a proteção e o bem-estar de todos aqueles que com quem se cruza. Na verdade, há uma forma bem simples de evitar o seu aparecimento e passa pela adopção de cuidados extra com a pele, alimentação e mesmo com o tipo de máscara que escolhe usar. Pequenas alterações farão toda a diferença!

Cuidados a ter com a sua pele

Pele normal

A acne causada pela máscara ocorre devido ao efeito oclusivo da humidade sobre os poros da pele, aumentando por isso a sua secreção sebácea. Assim, uma rotina completa de limpeza do rosto pós-utilização da máscara, com os produtos adequados à regeneração do seu tipo de pele, constituem o primeiro passo na prevenção da mascne. Deverá lavar o rosto 2 vezes ao dia, manter a utilização de um creme hidratante diário e, em período de repouso, vale a pena aprofundar esta hidratação com um creme emoliente simples. Para tal, aconselhamos os produtos da gama NORMADERM Phytosolution - Cuidado diário dupla ação, ou o Anti-Imperfeições Hidratação 24H.

Pele oleosa

No caso de pele com tendência oleosa ou mista, que já por si produz mais sebo, fazendo com que a obstrução da máscara torne mais fácil a inflamação da pele, o cuidado deve ser redobrado (seguindo-se os passos acima, e os próximos).

Será importante lavar a sua pele com produtos específicos para controlo de oleosidade, tal como o Phytosolution - Gel de limpeza purificante, e ainda não descurar na sua matificação. A nova bruma matificante Phytosolution é a sugestão perfeita para tornar a pele mais forte contra as agressões.

Porém, tal como tudo o que é em excesso, a limpeza e esfoliação em demasia poderão ser prejudiciais. Numa pele já frágil, causar uma agressão ainda maior pode diminuir a sua função de barreira protetora, desequilibrando o seu microbioma e favorecendo assim a inflamação (e a acne).

Outros cuidados:

Material das máscaras

Entre as várias formas, cores, e padrões por onde escolher, no cuidado com a pele vale ter atenção à composição do material das máscaras que utiliza no seu dia a dia. Há máscaras mais “pró-mascne” do que outras, e são estas que devemos evitar. Ao roçarem na pele, as máscaras provocam uma irritação nos folículos capilares que leva ao aparecimento da acne, pelo que os tecidos sintéticos devem ser evitados, optando antes pelas máscaras compostas por algodão, seda ou TNT (tecido não tecido). Convém ainda substituir a sua máscara sempre que esta esteja húmida, ou lavá-la frequentemente quando optar pelas reutilizáveis.

Maquilhagem

Utilize uma maquilhagem adequada ao seu tipo de pele, ou aproveite ainda esta oportunidade de andar “mais escondida” para a deixar descansar mais vezes. Experimente inovar, e aposte em evidenciar apenas os pontos do seu rosto livres de máscara, tal como os olhos. Outra opção será utilizar uma base adequada para peles acneicas como a Dermablend 3D Correction Base Fluída Corretora Alisadora 16H.

Beber Água

Este já clássico essencial nos cuidados com a ter com a nossa saúde é, claro, também muito importante para garantir uma boa hidratação da sua pele. Idealmente, tenha sempre consigo uma garrafa de água reutilizável que possa ir enchendo ao longo do dia, e mantenha-a visível de modo a promover a sua utilização.

Alimentação

Prático. Saboroso. E super confortável. A tendência crescente das tão adoradas “entregas ao domicílio” faz com que se torne cada vez mais tentador optar por este tipo de solução na hora em que a fome aperta. Porém, muitas vezes acaba por daqui resultar um crescente descuido com a nossa alimentação, resultado da opção por refeições tendencialmente mais oleosas ou nutricionalmente mais pobres do que aquelas que poderíamos confecionar em casa. Dê uma vista de olhos no nosso artigo sobre a alimentação e a acne, e veja quais os alimentos a evitar ou até mesmo a optar para ajudar na regulação da oleosidade e regeneração da sua pele. 

E se já for vítima da mascne? O que fazer?

Se for uma vítima assumida deste novo fenómeno, para além de todos os cuidados descritos acima, aconselhamos o tratamento de casos mais ligeiros ou numa fase ainda muito inicial de uma forma simples, através de produtos NORMADERM como a Pasta de Enxofre S.O.S. - Cuidado localizado.

Se o aparecimento de acne no seu rosto ou em qualquer outra região do seu corpo continuar ou agravar, não deixe de consultar um dermatologista de modo a encontrar uma solução mais especializada, ou o tratamento indicado especificamente para o seu caso.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Novo

    {Produto_Nome}
  • Novo

    {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    go to top