getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Pilates, a modalidade 3 em 1

Pilates, a modalidade 3 em 1
  • Favoritos

Sabia que o pilates pode ajudá-la a definir o seu corpo? Apesar de estar mais associado ao relaxamento, a verdade é que esta modalidade, que começou por ser utilizada na «reabilitação de dançarinos», pode ajudá-la a conseguir um equilíbrio perfeito entre mind, body & soul, num três-em-um de exercícios que melhoram a sua postura, proporcionam bem-estar psicológico, reduzem o stress e ainda contribuem para a tonificação muscular.

Esta conjugação perfeita tornou o pilates numa modalidade citadina, desenhada a pensar na mulher moderna, ativa e preocupada em fortalecer a famosa zona
'core', que vai desde o ombro até à parte superior do joelho,  como explica a instrutora de fitness Catarina Faroppa.

Experimente os dois exercícios simples que a 'personal trainer' preparou para si e que pode fazer em casa para tonificar a parte superior do seu corpo e deixe-se conduzir rumo ao (seu) (re)equilíbrio postural. Preparada?

PUSH UP OU FLEXÕES DE BRAÇOS

O exercício de push-up, normalmente designado por “flexões de braços”, poderá ser realizado com as mãos à largura dos ombros onde vamos usar mais o grande peitoral, a parte anterior do ombro e o tricípite. Quando o exercício é realizado com as mãos mais afastadas o músculo dominante será o grande peitoral. 

1 - Deitar em decúbito ventral (barriga para baixo) com os braços esticados e colocar as mãos à largura dos ombros ou um pouco mais afastadas, de maneira a que quando os braços dobrarem façam 90º.

2- De seguida, como o nome do exercício indica, é só fletir os braços trazendo o corpo para perto do chão e voltar a esticá-los voltando à posição base.

3 - Este exercício poderá ser realizado com os joelhos no chão ou com a ponta dos pés. Esta última opção irá ativar ainda mais os músculo abdominais, lombares e glúteos.

SPINE TWIST

1 - Apoiar os ossos da bacia no colchão com as pernas esticadas à frente e as mãos em repouso ao lado do tronco. Manter o peito orgulhoso para dar o máximo de comprimento à coluna.

2 - Contrair as pernas uma contra a outra de forma firme.

3 - Encolher a barriga, tentando tocar com o umbigo nas costas, ativando os músculos abdominais.

4 - Levantar os braços à altura dos ombros, mantendo-os relaxados e a palma da mão virada para baixo. Tentar que os dedos alcancem a maior distância possível como se fossem duas asas. Apertar as omoplatas, mantendo uma ligeira tensão que irá ajudar numa melhor postura da coluna vertebral.

5 - Inspirar, puxar e levantar o umbigo na direção da coluna. Alongando todo o tronco até ao teto imaginando que tem uma coroa na cabeça e não a quer deixar cair.

6 - O movimento inicia-se no tronco, rodando para a direita ou para a esquerda. Ter em atenção que os ossos da bacia devem permanecer sempre em contacto com o solo.

Artigo elaborado com o apoio de Catarina Faroppa, instrutora de fitness.

Outros artigos sugeridos

6 formas de dormir melhor durante a menopausa

Os Melhores Conselhos

6 formas de dormir melhor durante a menopausa

Nas últimas fases da menopausa, as 'ondas de calor' podem perturbar a sua noite de sono, provocar insónias e ansiedade e impedi-la de descansar, o que é essencial para o seu bem-estar e para a beleza da sua pele. No entanto, há um plano de cinco passos que pode ajudá-la a dormir melhor e a sentir-se revigorada ao acordar.

ler artigo

3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

Os Melhores Conselhos

3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

ler artigo

go to top