Sabia que o pilates pode ajudá-la a definir o seu corpo? Apesar de estar mais associado ao relaxamento, a verdade é que esta modalidade, que começou por ser utilizada na «reabilitação de dançarinos», pode ajudá-la a conseguir um equilíbrio perfeito entre mind, body & soul, num três-em-um de exercícios que melhoram a sua postura, proporcionam bem-estar psicológico, reduzem o stress e ainda contribuem para a tonificação muscular.
Esta conjugação perfeita tornou o pilates numa modalidade citadina, desenhada a pensar na mulher moderna, ativa e preocupada em fortalecer a famosa zona 'core', que vai desde o ombro até à parte superior do joelho, como explica a instrutora de fitness Catarina Faroppa.
Experimente os dois exercícios simples que a 'personal trainer' preparou para si e que pode fazer em casa para tonificar a parte superior do seu corpo e deixe-se conduzir rumo ao (seu) (re)equilíbrio postural. Preparada?
PUSH UP OU FLEXÕES DE BRAÇOS
O exercício de push-up, normalmente designado por “flexões de braços”, poderá ser realizado com as mãos à largura dos ombros onde vamos usar mais o grande peitoral, a parte anterior do ombro e o tricípite. Quando o exercício é realizado com as mãos mais afastadas o músculo dominante será o grande peitoral.
1 - Deitar em decúbito ventral (barriga para baixo) com os braços esticados e colocar as mãos à largura dos ombros ou um pouco mais afastadas, de maneira a que quando os braços dobrarem façam 90º.
2- De seguida, como o nome do exercício indica, é só fletir os braços trazendo o corpo para perto do chão e voltar a esticá-los voltando à posição base.
3 - Este exercício poderá ser realizado com os joelhos no chão ou com a ponta dos pés. Esta última opção irá ativar ainda mais os músculo abdominais, lombares e glúteos.
SPINE TWIST
1 - Apoiar os ossos da bacia no colchão com as pernas esticadas à frente e as mãos em repouso ao lado do tronco. Manter o peito orgulhoso para dar o máximo de comprimento à coluna.
2 - Contrair as pernas uma contra a outra de forma firme.
3 - Encolher a barriga, tentando tocar com o umbigo nas costas, ativando os músculos abdominais.
4 - Levantar os braços à altura dos ombros, mantendo-os relaxados e a palma da mão virada para baixo. Tentar que os dedos alcancem a maior distância possível como se fossem duas asas. Apertar as omoplatas, mantendo uma ligeira tensão que irá ajudar numa melhor postura da coluna vertebral.
5 - Inspirar, puxar e levantar o umbigo na direção da coluna. Alongando todo o tronco até ao teto imaginando que tem uma coroa na cabeça e não a quer deixar cair.
6 - O movimento inicia-se no tronco, rodando para a direita ou para a esquerda. Ter em atenção que os ossos da bacia devem permanecer sempre em contacto com o solo.
Artigo elaborado com o apoio de Catarina Faroppa, instrutora de fitness.