Natal que é Natal, tem abertura das prendas (ou Missa do galo) à meia-noite! E só depois de se fazer uma contagem decrescente - em modo de treino para a Passagem de Ano. Mas entre o jantar e a consoada: o que é que podemos fazer para não nos deixarmos adormecer no sofá?
A noite do 24 de dezembro é celebrada, com entusiasmo, em muitos lares. A reunião familiar é certa e o mundo pára para se estar junto dos que se mais gosta. Alguns apreciam o momento no qual se cozinha em conjunto, outros saboreiam conversas que ficaram por actualizar, e há aqueles que gostam de se aquecer à lareira. O jantar decorre animado, mas há sempre um compasso de espera que pode “arrefecer” o mais caloroso dos ambientes. Aqui, partilhamos algumas ideias que garantem animação e convívio para toda a família.
#Cânticos de Natal
Dizem que “quem canta seus males espanta”, pelo que nada melhor do que organizar um mini-festival da canção com os cânticos mais emotivos que o Natal já ouviu! Como? Fácil: escolha algumas canções conhecidas. Recomendamos que estejam na língua materna, para que ninguém fique perdido; Imprima várias folhas com as letras das músicas e garanta que as consegue fazer tocar em alto e bom som por toda a sala. Basta isso, mas se quiser pode personalizar e adicionar opções como ter uma coreografia, um júri de família ou um concurso de talentos...
#Quem é Quem
Este é um jogo em que pode precisar de uns lencinhos de papel, ideal para se jogar numa época emotiva. O objectivo é criar uma espécie de amigo-secreto, sendo que vamos substituir a entrega da prenda, por uma descrição da pessoa que nos calhou. Assim sendo, deve haver um coordenador que escreve o nome de todos os presentes. Cada participante pode tirar um papel com nome do saco. Atenção: ninguém pode ficar com o seu nome. Depois, devem ser distribuídas folhas e canetas. A ideia é que todos escrevam algo sobre a pessoa que lhes calhou: como a vêem, as suas qualidades, o que ela representa para eles. No fim, as mensagens devem ser lidas em voz alta.
#Filmes Artesanais
Se tiver Steven Spielberg’s na família: esta é a recomendação ideal para si! Isto porque nada como um bom filme sobre a história da família, o amor e a amizade - com banda sonora escolhida a rigor e fotos de toda a família - para deixarem os corações mais duros, derretidos. Pode, também, experimentar criar clips em plataformas como o JibJab, onde as caras de toda a família são colocadas em corpos de bonecos animados. Mas atenção: esta última sugestão pode criar gargalhadas impróprias para cardíacos!
#Conta-me como foi
Quem não gosta de uma boa história? Não há nada como explorar as peripécias familiares e esta é uma oportunidade de ouro para o fazer. Crie cartões com os nomes das pessoas presentes na sala. Coloque-os num molho, como se fosse um baralho de cartas, virados ao contrário. Cada participante, ou apenas um coordenador, revela o nome da carta que está no topo. De seguida, nomeie uma ou mais pessoas para contarem uma história sobre quem calhou.
#Mímica
Imagine: 2 equipas, toda a família envolvida (dos mais velhos aos mais novos), muita mímica, figuras estranhas, batotas e gargalhadas à mistura. Que vençam os melhores! Pode apoiar-se nos jogos de tabuleiro, como por exemplo o Party & Company, o Mimiq ou o Imagem&Ação, - ou criar o seu próprio com pequenos cartões onde se escreve o que as equipas vão representar. Se for o caso, procure escolher temas relacionados com o Natal, como: peru, bolo-rei, etc.