getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

O que fazer entre o jantar e a consoada de Natal? 5 dicas

O que fazer entre o jantar e a consoada de Natal? 5 dicas
  • Favoritos

Natal que é Natal, tem abertura das prendas (ou Missa do galo) à meia-noite! E só depois de se fazer uma contagem decrescente - em modo de treino para a Passagem de Ano. Mas entre o jantar e a consoada: o que é que podemos fazer para não nos deixarmos adormecer no sofá?

A noite do 24 de dezembro é celebrada, com entusiasmo, em muitos lares. A reunião familiar é certa e o mundo pára para se estar junto dos que se mais gosta. Alguns apreciam o momento no qual se cozinha em conjunto, outros saboreiam conversas que ficaram por actualizar, e há aqueles que gostam de se aquecer à lareira. O jantar decorre animado, mas há sempre um compasso de espera que pode “arrefecer” o mais caloroso dos ambientes. Aqui, partilhamos algumas ideias que garantem animação e convívio para toda a família.

#Cânticos de Natal

Dizem que “quem canta seus males espanta”, pelo que nada melhor do que organizar um mini-festival da canção com os cânticos mais emotivos que o Natal já ouviu! Como? Fácil: escolha algumas canções conhecidas. Recomendamos que estejam na língua materna, para que ninguém fique perdido; Imprima várias folhas com as letras das músicas e garanta que as consegue fazer tocar em alto e bom som por toda a sala. Basta isso, mas se quiser pode personalizar e adicionar opções como ter uma coreografia, um júri de família ou um concurso de talentos...

#Quem é Quem

Este é um jogo em que pode precisar de uns lencinhos de papel, ideal para se jogar numa época emotiva. O objectivo é criar uma espécie de amigo-secreto, sendo que vamos substituir a entrega da prenda, por uma descrição da pessoa que nos calhou. Assim sendo, deve haver um coordenador que escreve o nome de todos os presentes. Cada participante pode tirar um papel com nome do saco. Atenção: ninguém pode ficar com o seu nome. Depois, devem ser distribuídas folhas e canetas. A ideia é que todos escrevam algo sobre a pessoa que lhes calhou: como a vêem, as suas qualidades, o que ela representa para eles. No fim, as mensagens devem ser lidas em voz alta.

#Filmes Artesanais

Se tiver Steven Spielberg’s na família: esta é a recomendação ideal para si! Isto porque nada como um bom filme sobre a história da família, o amor e a amizade - com banda sonora escolhida a rigor e fotos de toda a família - para deixarem os corações mais duros, derretidos. Pode, também, experimentar criar clips em plataformas como o JibJab, onde as caras de toda a família são colocadas em corpos de bonecos animados. Mas atenção: esta última sugestão pode criar gargalhadas impróprias para cardíacos!

#Conta-me como foi

Quem não gosta de uma boa história? Não há nada como explorar as peripécias familiares e esta é uma oportunidade de ouro para o fazer. Crie cartões com os nomes das pessoas presentes na sala. Coloque-os num molho, como se fosse um baralho de cartas, virados ao contrário. Cada participante, ou apenas um coordenador, revela o nome da carta que está no topo. De seguida, nomeie uma ou mais pessoas para contarem uma história sobre quem calhou.

#Mímica

Imagine: 2 equipas, toda a família envolvida (dos mais velhos aos mais novos), muita mímica, figuras estranhas, batotas e gargalhadas à mistura. Que vençam os melhores! Pode apoiar-se nos jogos de tabuleiro, como por exemplo o Party & Company, o Mimiq ou o Imagem&Ação, - ou criar o seu próprio com pequenos cartões onde se escreve o que as equipas vão representar. Se for o caso, procure escolher temas relacionados com o Natal, como: peru, bolo-rei, etc.

Produtos sugeridos

  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Best-seller

    {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    Os Melhores Conselhos

    3 mulheres inspiradoras aos 50 anos

    A imagem de uma senhora sentada em casa, com pantufas e gatos, já não corresponde ao que sempre idealizamos para os 50 anos. Diz-se que são os novos 30. E com razão!

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    5 conselhos para ser mais organizada

    Os Melhores Conselhos

    5 conselhos para ser mais organizada

    Voltámos do verão com uma necessidade imperiosa de organização. As ideias surgidas nos dias livres não nos saem da cabeça e o ritmo alucinante de Setembro, com e-mails a cair a cada 5 segundos, faz soar o alarme: Arrumar o quarto, o escritório, a casa e até os armários da casa de banho. Tudo para (re)começar com o pé direito. Mas será que chega?

    ler artigo

    go to top