Menopausa e confinamento: como fica a sua pele? 21 ideias para rejuvenescer a sua pele a partir de casa!
Com o inverno a pele pode ficar mais seca, especialmente a pele sensível e madura. Conheça 21 ideias para mimar a sua pele.
Com as temperaturas mais baixas a marcar os termómetros destes meses de Inverno, a tendência para uma pele mais seca do que o habitual aumenta. Afinal, o frio e o vento contribuem ativamente para uma desidratação epidérmica (na camada mais superficial da pele) e dérmica (camada que sustenta a derme, mais profunda), causando particular desconforto na pele mais sensível e madura.
Esta é uma realidade especialmente comum para as mulheres na menopausa que, pela fase que atravessam, com alterações próprias no organismo, que incluem a descida de hormonas essenciais a uma saúde ideal da pele, também já se deparam com uma tez mais baça, com menos luminosidade, elasticidade e firmeza. Não é da sua cabeça: a pele muda realmente neste novo período da sua vida, e isso é perfeitamente normal. Existe uma perda gradual de colagénio que também contribui para um maior ressecamento ou mesmo uma tendência a maior oleosidade – ou, acredite, os dois em simultâneo da pele! Por outro lado, a queda do estrogénio e a diminuição do ácido hialurónico têm efeitos intensos na sua hidratação, deixando-a mais sensível a irritações.
Mas as boas notícias superam qualquer um dos desafios anteriores: com um novo confinamento e uma necessidade continuada de nos resguardarmos cada vez mais, inclusive do frio que agrava a pele já seca da menopausa, há um lado positivo para o qual podemos olhar - a estação mais fria do ano, pode e deve ser vivida ao máximo no conforto do lar, com mais tempo de qualidade para cuidar de si! Aproveite os próximos 21 dias para implementar novos hábitos, já que este é o número mágico, de acordo com os estudos existentes, para conseguir adquirir realmente novas rotinas. E, para que nada lhe falte, deixamos-lhe 21 ideias para mimar a sua pele diariamente, cuidando do seu corpo por dentro e por fora, para efeitos reais na saúde da mesma. Confirme quais já fazem parte da sua vida e acrescente os restantes:
1) Utilize todos os dias, sem exceção, e independentemente das temperaturas, protetor solar FPS50 adequado ao seu tipo de pele e necessidades da mesma;
2) Acorde cedo para aproveitar o dia;
3) Comece o dia a beber água;
4) Faça uma caminhada matinal de pelo menos 20 minutos, convenientemente agasalhada. A vitamina D do sol e as endorfinas do exercício são maravilhosas!
5) Aplique o seu creme diário preferido;
6) Defina um cardápio saudável;
7) Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
8) Não fume;
9) Faça uma máscara hidratante para a pele pelo menos 1 vez por semana, num momento que reserva só para si, de spa caseiro, com uma música relaxante;
10) Não passe muitas horas sem comer;
11) Reserve mais tempo para ler;
12) Procure na alimentação e/ou nos seus cuidados de pele ingredientes com vitaminas A, C e E, poderosas na ação antienvelhecimento.
13) Privilegie alimentos com cálcio, soja, antioxidantes e evite a ingestão de refrigerantes, sal, assim como o consumo de açúcares e gordura, que causam uma série de malefícios para o corpo - desde inchaço, aumento do colesterol mau e de triglicerídeos.
14) Tenha sempre à mão água termal gelada para amenizar os afrontamentos, quando necessário;
15) Opte por cuidados de rosto que privilegiem a hidratação, sem deixar a pele “a colar”, como os séruns – excelentes aliados;
16) Experimente chá de folhas de amora, conhecida como reguladora hormonal, e pela sua atuação de alívio em alguns dos sintomas da menopausa, como o ressecamento vaginal, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, entre outros.
17) Invista no mindfulness ou noutros métodos de relaxamento para diminuição da tensão, ansiedade e/ou angústia e uma melhoria da concentração e memória, aumento da autoestima e do controlo emocional;
18) Limpe o rosto antes de dormir;
19) Aplique o seu creme de cuidados de noite sem exceções;
20) Desligue os aparelhos eletrónicos e as luzes dos mesmos no quarto, para um sono descansado e reparador.
21) Informe-se: a melhor forma de cuidar de si é sabendo como o fazer, de acordo com os sinais que o seu corpo lhe dá, e com as dicas e indicações dos profissionais de saúde que a acompanham, mesmo à distância!