OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Menopausa e confinamento: como fica a sua pele? 21 ideias para rejuvenescer a sua pele a partir de casa!

Com o inverno a pele pode ficar mais seca, especialmente a pele sensível e madura. Conheça 21 ideias para mimar a sua pele.

Menopausa e confinamento: como fica a sua pele? 21 ideias para rejuvenescer a sua pele a partir de casa!

Com as temperaturas mais baixas a marcar os termómetros destes meses de Inverno, a tendência para uma pele mais seca do que o habitual aumenta. Afinal, o frio e o vento contribuem ativamente para uma desidratação epidérmica (na camada mais superficial da pele) e dérmica (camada que sustenta a derme, mais profunda), causando particular desconforto na pele mais sensível e madura. 

Esta é uma realidade especialmente comum para as mulheres na menopausa que, pela fase que atravessam, com alterações próprias no organismo, que incluem a descida de hormonas essenciais a uma saúde ideal da pele, também já se deparam com uma tez mais baça, com menos luminosidade, elasticidade e firmeza. Não é da sua cabeça: a pele muda realmente neste novo período da sua vida, e isso é perfeitamente normal. Existe uma perda gradual de colagénio que também contribui para um maior ressecamento ou mesmo uma tendência a maior oleosidade – ou, acredite, os dois em simultâneo da pele! Por outro lado, a queda do estrogénio e a diminuição do ácido hialurónico têm efeitos intensos na sua hidratação, deixando-a mais sensível a irritações.

Mas as boas notícias superam qualquer um dos desafios anteriores: com um novo confinamento e uma necessidade continuada de nos resguardarmos cada vez mais, inclusive do frio que agrava a pele já seca da menopausa, há um lado positivo para o qual podemos olhar -  a estação mais fria do ano,  pode e deve ser vivida ao máximo no conforto do lar, com mais tempo de qualidade para cuidar de si! Aproveite os próximos 21 dias para implementar novos hábitos, já que este é o número mágico, de acordo com os estudos existentes, para conseguir adquirir realmente novas rotinas. E, para que nada lhe falte, deixamos-lhe 21 ideias para mimar a sua pele diariamente, cuidando do seu corpo por dentro e por fora, para efeitos reais na saúde da mesma. Confirme quais já fazem parte da sua vida e acrescente os restantes:

1) Utilize todos os dias, sem exceção, e independentemente das temperaturas, protetor solar FPS50 adequado ao seu tipo de pele e necessidades da mesma;

2) Acorde cedo para aproveitar o dia;

3) Comece o dia a beber água;

4) Faça uma caminhada matinal de pelo menos 20 minutos, convenientemente agasalhada. A vitamina D do sol e as endorfinas do exercício são maravilhosas!

5) Aplique o seu creme diário preferido;

6) Defina um cardápio saudável;

7) Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

8) Não fume;

9) Faça uma máscara hidratante para a pele pelo menos 1 vez por semana, num momento que reserva só para si, de spa caseiro, com uma música relaxante;

10) Não passe muitas horas sem comer;

11) Reserve mais tempo para ler;

12) Procure na alimentação e/ou nos seus cuidados de pele ingredientes com vitaminas A, C e E, poderosas na ação antienvelhecimento.

13) Privilegie alimentos com cálcio, soja, antioxidantes e evite a ingestão de refrigerantes, sal, assim como o consumo de açúcares e gordura, que causam uma série de malefícios para o corpo - desde inchaço, aumento do colesterol mau e de triglicerídeos.

14) Tenha sempre à mão água termal gelada para amenizar os afrontamentos, quando necessário;

15) Opte por cuidados de rosto que privilegiem a hidratação, sem deixar a pele “a colar”, como os séruns – excelentes aliados;

16) Experimente chá de folhas de amora, conhecida como reguladora hormonal, e pela sua atuação de alívio em alguns dos sintomas da menopausa, como o ressecamento vaginal, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, entre outros.

17) Invista no mindfulness ou noutros métodos de relaxamento para diminuição da tensão, ansiedade e/ou angústia e uma melhoria da concentração e memória, aumento da autoestima e do controlo emocional;

18) Limpe o rosto antes de dormir;

19) Aplique o seu creme de cuidados de noite sem exceções;

20) Desligue os aparelhos eletrónicos e as luzes dos mesmos no quarto, para um sono descansado e reparador.

21) Informe-se: a melhor forma de cuidar de si é sabendo como o fazer, de acordo com os sinais que o seu corpo lhe dá, e com as dicas e indicações dos profissionais de saúde que a acompanham, mesmo à distância!

Outros artigos sugeridos

go to top

Skinconsult

ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DA PELE DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

v_woman.jpg
Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Descobre
skinconsultai