OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Já ouviu falar de Mília? E das borbulhinhas pequenas que aparecem no rosto?

  • Favoritos

Por vezes confundida com a acne, a mília resulta de uma acumulação de queratina por baixo da epiderme, tornando-se visível através de mini quistos que parecem borbulhas muito pequenas.

Já ouviu falar de Mília? E das borbulhinhas pequenas que aparecem no rosto?

Mais de 50% dos bebés têm mília, ainda que seja também muito comum na idade adulta, sobretudo nas zonas do contorno oculares e superior das bochechas.

O que causa, então, esta condição?

E se lhe dissermos que um dos fatores mais comuns para o aparecimento de mília pode estar relacionado com o uso de cremes demasiado hidratantes em zonas mais finas da pele, como por exemplo a do contorno ocular? Utilizar um cuidado de rosto, em vez de um específico para olhos, nessa zona nem sempre poderá ser uma boa opção, se quiser evitar o aparecimento destas borbulhinhas. 

Apesar de também ter uma predisposição genética, sobretudo para os casos espontâneos, a mília pode ainda aparecer na sequência de traumas para a pele: queimaduras, dermoabrasão, peelings químicos, doenças inflamatórias da pele, radiação solar, uso de medicamentos tópicos, como cortisonas, ou sistémicos, como ciclosporinas. Em alguns casos, resulta até da falta de incapacidade de esfoliação da própria pele.

Como resolver?

A boa notícia é que, na maioria dos casos, a mília desaparece espontaneamente, sendo que, para efeitos de aceleração deste processo, a esfoliação regular da pele pode ser um aliado poderoso – recorrendo, claro, a produtos adequados às suas caraterísticas e evitando que sejam demasiado agressivos, para não terem o efeito contrário. O ideal serão esfoliações suaves, preferencialmente de ação química e com ingredientes como o ácido salicílico ou o ácido glicólico.

Nos casos mais difíceis, especialmente quando se localiza junto à zona ocular, o ideal é recorrer a ajuda especializada de um dermatologista, assegurando o seu tratamento rápido e indolor.

O que é possível fazer para evitar?

Existem, contudo, algumas medidas e procedimentos que poderão ter um impacto positivo na prevenção do seu (re)aparecimento. Tome nota das 5 dicas essenciais Vichy: 

  1. Invista numa rotina continuada de skincare que inclua limpeza, hidratação adequada ao seu tipo de pele (muito importante, já que uma pele desidratada compromete a sua capacidade de auto-esfoliação) e esfoliação indicada.
  2. Evite a utilização de hidratantes demasiado “ricos” em ingredientes oleosos nas zonas onde estes mini quistos aparecem com maior regularidade.
  3. Utilize um cuidado específico para a zona do contorno dos olhos, geralmente mais leves do que os de rosto.
  4. Procure produtos com retinol, já que ajudam a normalizar a função celular e a renovação da pele.
  5. Proteja-se sempre: proteção solar com FPS30 ou FPS50 é fundamental para evitar as lesões cutâneas relacionadas com o aparecimento de mília.

E que produtos devem fazer parte da sua rotina?

Para a limpeza, passo inicial para uma rotina de cuidados de rosto adequada, a Água Micelar Mineral da Vichy, para pele mista a oleosa, irá ajudar a remover as impurezas, sebo, poluição e maquilhagem, reforçando a barreira cutânea. O ácido láctico, com que é enriquecida, é frequentemente destacado como um aliado para pele com mília. 

Para as noites, Liftactiv Glyco-C Ampolas de Noite, com ácido glicólico, beneficiam a pele com esta condição, pelo mecanismo de ação deste complexo que estimula a renovação celular. 

Já no que respeita à hidratação, não só pelo fator de proteção como pela existência do ácido glicólico como ingrediente ativo, o Creme Liftactiv Collagen Specialist FPS25 da Vichy é a próxima sugestão. Um cuidado diário adequado a quem sofre ou tem tendência a ter mília e, simultaneamente, procura uma solução anti-idade eficaz. 

Por fim, para esfoliar (e não só), a linha Normaderm, concebida precisamente para pele mista, oleosa, acneica e com tendência a mília, possui as melhores opções. O Gel Esfoliante Normaderm 3 em 1 da Vichy - Esfoliante + Limpeza + Máscara – será uma delas e terá um impacto benéfico, devendo ser utilizado esporadicamente uma vez por semana, neste mesmo processo de renovação das células.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}
  • Liftactiv Glyco-C Ampolas Peeling de Noite
  • {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    go to top