Será que esta quadra pode trazer alguns presentes indesejados para a pele? Os cappuccinos que aquecem o corpo e as mãos, a alimentação imprópria ou a maquilhagem exagerada das festas são alguns dos fatores que prejudicam uma pele com tendência à acne. Embora muitas mulheres tenham mais razões de desconforto durante esta estação, a acne não é um fenómeno sazonal. O que acontece neste período pode, contudo, agravar o problema, tendo em conta alguns comportamentos de risco: o uso abusivo de maquilhagem, a falta de proteção solar no inverno ou os banhos quentes prolongados são alguns exemplos. Tome nota destes 3 conselhos para não ter imprevistos desagradáveis:
1-
Siga a regra dos 3 passos: Limpeza, Proteção e Hidratação. Uma pele bem hidratada será capaz de combater o frio ou vento, sem pôr em causa o seu equilíbrio. Não recorra a produtos à base de álcool,já que estes vão acabar por levar o seu organismo a entrar em ação de defesa e a produzir ainda mais sebo, contrariando o seu objetivo. Dê prioridade a cremes ricos em minerais hidratantes e adaptados às suas necessidades, e não dispense a proteção solar que, mesmo no inverno, deverá estar sempre presente.
2-
Maquilhagem amiga: No natal, poderá receber alguns conjuntos para a pele que podem não ser apropriados. Não será fácil evitar, mas utilize apenas os que forem hipoalergénicos e indicados para a sua pele, como por exemplo a base Dermablend Fluido ou Dermablend 3D Corretion, adaptadas para pele com imperfeições mesmo com tendência oleosa
3-
Não ataque a sua pele! Fuja de: temperaturas elevadas nos banhos (só vai irritar ainda mais a sua pele); derivados do leite, que podem conter substâncias normalmente associadas ao aparecimento da acne - se é o seu caso mas não resiste a uma boa bebida quente, experimente trocar o capuccino pelo chá ou lembre-se que os galões também se podem fazer com leite de soja! (várias marcas de máquinas de cápsulas têm, aliás, esta opção no seu catálogo); ar condicionado, sabemos que nem sempre é fácil controlar a sua presença nos escritórios, mas no seu carro, por exemplo, pode evitar ligá-lo de forma a reduzir as agressões à sua barreira lipídica.