Se ainda não ouviu falar de fotopoluição, este é o artigo recomendado para si, para bem da saúde e bem-estar da sua pele. Este conceito recente, e muito preocupante, está a dar que falar. Descubra tudo em 5 perguntas e respostas.
1- O que é a fotopoluição?
É definida como uma combinação da radiação ultravioleta com a poluição ambiental, encontrada no ar. É uma descoberta relativamente recente no mundo da investigação dos cuidados da pele. No entanto, os seus efeitos nocivos são cada vez mais divulgados, uma vez que quando combinados, estes dois fatores são extremamente nocivos para a sua pele.
2- O que acontece exatamente?
As células da pele expostas a estes dois fatores sofrem um aumento do stress oxidativo, assim como uma maior privação de oxigénio, tornando a pele mais fragilizada e indefesa em relação aos restantes agressores. E o resultado poderá apresentar-se com sintomas como distúrbios de pigmentação, rugas, maior sensibilidade e manchas na pele.
3- Existe um aumento de fotopoluição na cidade?
A vida na cidade concentra mais poluição, seja por razões óbvias como o trânsito, uma maior afluência de habitantes, fumo do tabaco, ou mesmo pela agitação constante, que a leva de uma reunião para outra, sem tempo para descansar. Desta forma, embora os raios UV a possam atingir da mesma forma em qualquer parte do país, o outro agressor da fotopoluição tem no meio urbano níveis mais elevados, contribuindo para uma maior predisposição para o envelhecimento precoce da sua pele.
4- Como pode defender a pele?
Depois de ter lido toda esta informação, saberá que, se vive na cidade, é obrigatório pensar em reforçar a proteção da sua pele ao longo do dia. Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças, nem tem de adicionar imensos produtos à sua rotina, basta encontrar os ingredientes certos.
5- Quais os ingredientes que combatem a foto-poluição?
Uma vez que se está a defender de raios UV, procure um cuidado com FPS que também contenha propriedades antioxidantes, protegendo a pele dos danos causados pela fotopoluição e envelhecimento precoce ligados ao stress oxidativo.
Baicalina - uma raiz antioxidante usada frequentemente na medicina tradicional chinesa, que ajuda a melhorar a aparência de manchas mais escuras - um dos sinais mais visíveis de envelhecimento, assim como dos danos solares.
Vitamina E – conhecida pelos seus benefícios para a tez, com grande cunho cicatrizante, uma barreira ativa contra stress oxidativo e um impulsionador natural de hidratação.
Água Termal Mineralizante – e aqui o mineralizante é fundamental, já que é o que ajuda a sua pele a ficar mais forte contra agressores. A Água Termal Mineralizante de Vichy contem minerais raros e benéficos, como o ferro, cálcio, potássio, manganês e silício.
E são precisamente estes ingredientes que foram incluídos na formulação da gama Slow Âge, criada a pensar nas mulheres diariamente expostas aos fatores de envelhecimento urbano. Proteção durante o dia (com o Fluido FPS25 ou o Creme FPS30 e reparação das agressões durante a noite - com o Creme & Máscara Fresca, que acaba de chegar a Portugal para ajudar a sua pele a reoxigenar-se e a regenerar-se enquanto dorme.