OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Dia dos namorados na menopausa: 4 motivos que tornam a data ainda mais especial

O Dia dos Namorados, na menopausa, pode ser ainda melhor do que em qualquer outra fase da sua vida! Descubra o porquê!

Dia dos namorados na menopausa: 4 motivos que tornam a data ainda mais especial

Com o passar do tempo, as datas especiais parecem ficar para trás. Mas se o seu lado mais romântico sempre gostou de assinalar as ocasiões com pompa e circunstância, temos uma boa notícia para partilhar: o Dia dos Namorados, na menopausa, pode ser ainda melhor do que em qualquer outra fase da sua vida!

Afinal, é nesta altura que se conhece – e ao seu corpo – melhor do que nunca. Há uma confiança e um à vontade que só a experiência permite adquirir e, convenhamos, também uma sabedoria relativamente à sua satisfação sexual que aos 20 anos ainda não era possível. Mas e se, ainda assim, no momento de preparar uma noite que assinala a efeméride, os nervos parecem ocupar todo o espaço e a falta de confiança na intimidade começa a ganhar terreno?

A queda da líbido é uma realidade frequente para diversas mulheres durante a menopausa. Contudo, tem solução. E, em vários casos, de forma mais direta do que possa imaginar: para muitas mulheres, é essencialmente uma questão psicológica e emocional. Sentir todas as mudanças que o corpo e o organismo sofre durante este período, sem conseguir acompanhar o seu ritmo e perceber tudo o que se está a passar, faz com que possa existir uma perda de confiança que acaba por causar um efeito bola de neve – menos confiança, maior a queda a líbido (sem que isso nada tenha a ver com perda de desejo). 

Mas porque queremos que aproveite os benefícios da menopausa da melhor forma, focando-se nos pontos positivos como os que referimos no início, falámos com a Dra. Lisa Vicente, médica ginecologista e sexóloga, que nos ajudou a reunir 4 motivos pelos quais o Dia de São Valentim é melhor nesta fase:

1. Já não tem de pensar em contracepção (se o motivo para a mesma for prevenir a gravidez)
“Para algumas mulheres, a menopausa tem como aspetos positivos deixar de pensar em contraceção ou deixar de menstruar ciclicamente”, explica Lisa Vicente.

2. Pode aproveitar a data como um estímulo extra para experimentar algo novo!
“É importante, também como em outras fases da vida, não cair na pressão da performance e não esquecer que a intimidade, a satisfação e sensação de proximidade mental e física, não precisam ter sempre o mesmo roteiro…”, desafia a sexóloga.

3. A menopausa irá relembrar-lhe que é única
De acordo com a especialista, aceitar a menopausa como uma etapa, mudando o que precisar de mudar, é a melhor abordagem à mesma. Tudo se resolve, ainda que “não existam «truques» ou tratamentos que resultem do mesmo modo para todas as pessoas. Hoje em dia acredita-se em fazer tratamento individualizado. Ou seja, tratar a mulher considerando os seus sintomas, estado de saúde e fatores de risco, respeitando o modo como pensa e o seu ritmo de vida”. Procurar ajuda profissional, numa equipa multidisciplinar, que lhe ofereça soluções totalmente personalizadas, contribuirá para que cuide melhor de si do que nunca, e se sinta ainda mais especial nas ocasiões especiais.

4. Falar abertamente da sua sexualidade com especialistas médicos poderá ajudar a desbloquear causas de desconfortos no passado ou dúvidas que existam e tornar o momento atual ainda melhor
“A diminuição dos estrogénios, típica desta fase, provoca alterações na vulva e na vagina. A mucosa da vagina torna-se mais fina, mais frágil e menos vascularizada. A produção de fluido diminui, assim como pode diminuir a lubrificação em resposta a estímulos sexuais, Muitas vezes também se altera o microbioma vaginal (o que antigamente se designava por “flora” ou “microflora” vaginal) mas, tal como nos casos anteriores, tudo isto pode ser facilmente tratado com terapêutica hormonal (ou outras), via sistémica mas também, para quem não pode ou não quer desta forma, via local.”, continua a médica.

Outros artigos sugeridos

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4