Sabemos que a “bica” ou o “cimbalino” fazem parte de um ritual que quase todos os portugueses cumprem religiosamente pela manhã; que a nossa energia depende daquela chaveninha pequenina e das inúmeras cápsulas que ao longo do dia vamos acumulando. Faça as contas: Quantos cafés já bebeu hoje? E ontem? Apesar de 1 a 2 chávenas (máximo 3) poderem, de acordo com alguns estudos, ser benéficas, é hoje também reconhecido que o excesso de cafeína pode ser um problema sério para a saúde: insónias, aumento do batimento cardíaco e palpitações, nervosismo, ansiedade, espasmos musculares, distúrbios gastrointestinais, desidratação, dores de cabeça, dependência e úlceras no estômago são alguns exemplos daquilo que o consumo excessivo desta bebida pode provocar. Mas nem tudo é mau, a Vichy Mag tem um convite para lhe fazer: uma semana sem café. Acha que não consegue? Encontrámos 5 bebidas com “energia”, sem cafeína e saudáveis. Experimente connosco e partilhe a sua experiência.
5 bebidas alternativas ao café:
1. Ginseng
A raiz do ginseng é uma das plantas de fitoterapia mais utilizada pela medicina tradicional chinesa e pode ser facilmente encontrada à venda. Esta planta estimula a concentração e fornece energia de uma forma segura. Como se não bastasse, ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Dica: Uma vez que é uma planta ligeiramente amarga, adoce a sua bebida com mel e beba como chá quente ou frio.
2. Água com limão
Por vezes, mesmo com a ingestão de café, a sonolência regressa. Já a água com limão irá dar ao seu corpo uma dose de energia extra e duradoura, uma vez que beneficia diretamente o processo digestivo. Curiosamente este fruto tem, também, propriedades calmantes.
Dica: Experimente beber água fria com raspas de limão e algumas gotas desta fruta quando sentir sono.
3. Maca
A Maca peruana parece um nabo e é encontrado na região dos Andes, no Perú. Esta raiz é rica em fibras, minerais e vitaminas (A,C, D, E e B). Pelo facto de ser um potenciador da energia e ajuda a combater o cansaço físico, é muito utilizada por desportistas.
Dica: Adicione duas colheres de sopa da versão desidratada (isto é, em pó) no seu iogurte ou smoothie.
4. Cacau cru
Não se preocupe, não engorda. Cacau cru e em pó significa que não tem gordura adicionada, ao contrário do chocolate. Além de ser um poderoso antioxidante e de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, ajuda a regular a pressão arterial, a prevenir doenças cardiovasculares e, claro, a aumentar a energia e a vitalidade.
Dica: Faça um smoothie com leite magro, uma banana congelada e uma colher de sopa de cacau cru.
5. Chá de Schisandra
Pode não ser fácil de pronunciar mas esta planta ajuda a combater a fadiga crónica ao mesmo tempo que estimula a produção de energia. O chá é preparado a partir de bagas schisandra, que são nativas da Ásia Oriental e popularmente usadas na medicina tradicional chinesa, que se refere aos benefícios desta planta num ditado popular que diz “acalma o coração e aquieta o espírito”.
Dica: Para os dias de verão, experimente colocar esta infusão no frigorífico durante 3 horas, acrescente framboesas congeladas num copo e beba ao longo do dia quando sentir cansaço.