Esqueça as palhinhas de plástico e aproveite ao máximo as suas férias: o ambiente agradece.
Na altura das férias tendemos a relaxar e, na realidade, é isso que se pretende. Não, não falamos da hora de dormir dos miúdos, mas sim de hábitos sustentáveis. Pode ser difícil estarmos atentos a todos os momentos, por isso, partilhamos algumas dicas para que tenha umas férias amigas do ambiente, mas igualmente relaxadas.
Utilize marmitas de vidro
Quando preparamos uma marmita para a praia temos o hábito de levar várias caixas de plástico com frutas ou snacks rápidos e, por vezes, até apostar em comida pré-preparada vendida neste género de embalagens. É certo que é prático, mas se o objectivo é ser sustentável, opte por caixas de vidro e prepare a comida em casa. Se não for mesmo possível, reutilize.
Compre em mercados locais
Os grandes supermercados são rápidos, estão em todo o lado e são tentadores, mas a verdade é que muitas vezes não percebemos exatamente de onde vêm os alimentos que estamos a comprar. Em vez de ir a grandes cadeias comerciais, faça as compras em mercados locais. Além de ajudar a comunidade da região, é quase certo que os sabores vão ser bem diferentes do habitual!
Leve os produtos certos
Ser sustentável nas férias começa ainda antes de embarcar, no momento em que está a fazer a mala de viagem. É nesta altura que deve olhar para todos os produtos que está a levar e perceber se está ou não a fazer as escolhas certas. Os novos cuidados de cabelo Dercos Nutrients, da Vichy, além de serem feitos com ingredientes naturais, têm embalagens recicláveis - o que faz deles uma aposta sustentável. Também os protetores solares que escolhe devem ser escolhidos com atenção. A Vichy, membro do programa SBWA, garante que 100% das matérias primas utilizadas nas suas fórmulas foram avaliadas relativamente ao seu impacto ambiental com base em 3 critérios: respeito pela vida marinha, biodegradabilidade e renovabilidade.
Esqueça as palhinhas de plástico
É normal que nas férias não lhe faltem motivos para brindar. Peça a sua bebida sem palhinha e, caso seja mesmo preciso, que tal levar consigo palhinhas umas de metal ou de bambu? Não faltam novidades e vai marcar pela diferença.
Leve a sua própria garrafa de água
As garrafas de água são uma das maiores fontes de lixo em todo o planeta e nada é mais fácil do que substituir garrafas descartáveis por uma opção, por exemplo, em vidro. Hoje em dia já existem espaços onde pode facilmente encher a garrafa e, assim, evitar desperdício desnecessário.
Utilize os transportes públicos
Quando viajamos para um destino totalmente desconhecido, muitas vezes optamos por alugar um carro para chegarmos mais facilmente a todos os pontos de interesse. Se estiver a pensar fazê-lo, faça antes uma pesquisa e perceba como funciona a rede de transportes do destino em questão. Existem também algumas aplicações que ajudam a indicar quais os transportes ideais para cada percurso, como o Google Maps ou o Citymapper. Assim, poupa não só o ambiente mas também a carteira!