OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Como é que a menopausa afeta a pele?

A perda de firmeza e secura são alguns dos sintomas mais frequentes no que diz respeito a pele na menopausa. As nossas especialistas explicam o que acontece e como pode contrariar estes efeitos.

Como é que a menopausa afeta a pele?

Mudanças de humor, afrontamentos, líbido mais baixa, falta de disposição para fazer atividades que gosta e uma montanha russa de emoções. São estes alguns sinais da menopausa, além do mais óbvio, a amenorreia (ausência de menstruação) e com eles chegam algumas mudanças também na sua pele.

Não tem de ser um bicho de sete cabeças, mas é importante que esteja preparada para lidar com este momento e saiba exatamente o que pode esperar. Quais são as mudanças que vai sentir na sua pele? E porque é que a menopausa causa esses efeitos? Há forma de os contrariar? As especialistas da Vichy respondem a todas estas questões, para que possa receber a menopausa sem medos e retardar o envelhecimento da sua pele.

O que acontece à pele durante a menopausa?

Tal como o corpo, também a sua pele vai sentir algum impacto durante a transição para a menopausa, quando os ovários pararem de produzir estrogénio e progesterona. Durante a pré e na pós menopausa, são várias as mulheres que notam diferenças na estrutura da face, e sentem a pele mais fina. Muitas vezes há também momentos em que pode tornar-se mais seca, sensível, com alguma comichão e, em certas situações, pode até mesmo surgir algum acne.

Mas não é só a perda de estrogénio que tem impacto nas mudanças que acontecem nesta fase. Depois de estudos realizados em milhares de mulheres por todo o mundo, os especialistas concluíram que existe uma outra hormona que vai deixando de ser produzida pelo organismo durante a menopausa e que tem consequências para a pele.

Falamos da DHEA (ou desidroepiandrosterona), que é naturalmente produzida pelo corpo e que está diretamente relacionada com o envelhecimento da pele. Isto porque entre os vários processos que a nossa pele passa para se manter mais jovem, 38 dependem diretamente desta hormona. No momento em que as mulheres chegam à menopausa, o seu organismo deixa de produzir esta hormona e o corpo perde cerca de 90% deste composto. Ainda segundo os especialistas, quando é utilizado um produto com este composto na pele, atua na produção de colagénio, na espessura dérmica, na hidratação e no sebo, e ajuda a combater estas mesmas mudanças.

Porque é que a pele fica seca durante a menopausa?

Está tudo diretamente relacionado com a perda de DHEA e de Estrogénio. A pele que em tempo se mantinha hidratada naturalmente graças à sua própria produção de sebo, torna-se progressivamente mais seca e até irritada dada a quebra na produção tanto de sebo como de lípidos, que sofrem um decréscimo de cerca de 57% e que são essenciais para a manter nutrida. É por isso que os dermatologistas aconselham uma rotina que compense esta quebra, apostando em cuidados mais nutritivos e ricos tanto de manhã como à noite, de maneira a reparar e proteger a barreira protetora da pele, que a defende contra as agressões externas.

Porque surge acne durante a menopausa?

Enquanto que a pele seca e a perda de firmeza são algumas das maiores queixas das mulheres nesta fase, durante a menopausa podem surgir algumas crises de acne. Sim, essa mesma, aquela que a atormentou durante anos na juventude. Tudo isto acontece porque o estrogénio e a progesterona desempenham um papel importante no que toca a regular a produção de andrógenos, isto é, as hormonas masculinas responsáveis pela produção de sebo.

Ora, se na menopausa há uma quebra na produção destas duas hormonas, quer dizer que o corpo vai estar a produzir andrógenos em excesso, o que leva à acumulação de sebo na epiderme, que desencadeia a acne.

Se isso acontece, deve adotar uma rotina de cuidados que ajude a tratar esta acne, combinando a utilização de um gel de limpeza diária com uma máscara e um esfoliante uma a duas vezes por semana, de forma a limpar o excesso de sebo que se acumula na pele. Ao mesmo tempo, aposte num cuidado diário com fator de proteção solar, já que o sol pode agravar a acne. Se o problema persistir, o ideal é visitar o seu dermatologista.

Como deve cuidar da pele durante a menopausa?

Para as suas novas rotinas, deve optar por cuidados que sejam ricos em DHEA, a tal hormona que o corpo vai deixando de produzir, que vai ajudar a pele como que a “desligar” o botão do envelhecimento precoce. Procure também ativos que sejam nutritivos e que ajudem a pele a não se tornar mais fina e seca durante esta fase.

O Pro-xylane, obtido da xilose natural, reforça a coesão entre as moléculas e a epiderme de forma a que, juntas, consigam garantir a firmeza da pele e a reduzir as rugas. Procure também por produtos com ingredientes que estimulem a produção de lípidos, que neutralizam o decréscimo na produção de sebo, como o Hedione. Além disso, e como em todas as fases da vida, a pele seca beneficia da utilização de cuidados com ingredientes ativos hidratantes como o Ácido Hialurónico e a Glicerina, para manter a secura, irritação e comichão bem longe da sua pele.

go to top