De certeza que já ouviu falar nestas palavras, mas nem sempre a distinção entre cada uma delas é clara. E é por isso que vamos explicar-lhe tudo agora, mas uma coisa é certa: os chás de camomila, de frutos vermelhos, de Lúcia-Lima ou de Maçã, como sempre os conheceu, não são chás. Não, não queremos destruir a imagem que tem da sua bebida preferida, queremos apenas que possa falar como um especialista quando visitar o seu salão de chá preferido.
Chá:
A palavra “chá” surgiu do nome da planta “Camelia Sinensis”- mundialmente utilizada nas bebidas quentes. Na verdade, os chás são as folhas desta planta e existem apenas quatro variedades: chá verde, chá preto, chá branco e chá oolong. Todos os outros que conhece são infusões.
Infusão:
A infusão é o líquido que resulta depois de se verter água a ferver sobre folhas (que podem ser de chá) ou frutos. Ou seja, a bebida que nos aquece todos os invernos, ou que, com gelo, nos refresca todos os verões é, nada mais, nada menos, que uma infusão de algum ingrediente.
Tisana:
A tisana também um tipo de infusão, mas, aqui, o seu líquido é coado e filtrado, e tem como base plantas medicinais. Pode dizer-se que é “mais forte” e que tem, sobretudo, fins terapêuticos.