Há uma relação entre os lacticínios e as imperfeições?

Será que um dos motivos das imperfeições é o leite que bebes de manhã? Vamos explorar a relação complexa entre os lacticínios e as imperfeições e o impacto que têm na tua pele.

O que é a acne e porque é que algumas pessoas a desenvolvem?

Alguma vez pensaste que o leite pode ser a causa da tua acne? De acordo com a ciência, pode ser verdade. Vários estudos sugerem que há uma correlação entre os lacticínios e a acne. Mas antes de deixares de consumir lacticínios em prol da tua pele, continua a ler para saberes mais sobre como é que isto pode ou não afetar-te e qual é a melhor forma de lidar com os surtos de acne.

O que é a acne e porque é que algumas pessoas a desenvolvem?

A acne é uma condição inflamatória em que os óleos ficam retidos no interior dos poros, que ficam obstruídos(1). Desenvolvem-se bactérias que provocam inflamação e borbulhas vermelhas na pele. Ainda não são conhecidas as causas exatas da acne, mas os cientistas concordam que há vários fatores que podem desencadear surtos de acne. As hormonas, uma produção sebácea excessiva, o stress emocional e o microbioma da pele são alguns.
Há outros fatores como a genética e o tipo de pele que também contribuem para o desenvolvimento da acne, mas ainda não se sabe porque é que há algumas pessoas com maior tendência para a acne do que outras. Outra causa possível é a alimentação e há estudos que sugerem existir uma correlação entre a alimentação e a acne, especialmente uma dieta rica em lacticínios(2).

Qual é o impacto dos lacticínios?

Já foi comprovado que os lacticínios estimulam a produção sebácea, que – por sua vez – contribui para surtos de acne. É importante salientar que o sebo é fundamental para manter uma pele saudável, pois lubrifica e ajuda a manter uma barreira da pele estável(3). No entanto, um desequilíbrio – seja por excesso ou defeito – pode causar distúrbios na pele(4). É aqui que entram os lacticínios.

Quando o leite e outros lacticínios são consumidos, podem causar um pico de insulina que faz com que o fígado produza um tipo de hormona de crescimento.
Esta hormona leva a níveis de sebo aumentados e, consequentemente, a poros obstruídos.

Além do mais, a maioria do leite consumido provém de vacas gestantes e contém muitas hormonas de crescimento semelhantes à insulina(6).

Embora seja ideal para o desenvolvimento dos bezerros, a presença desta hormona pode tem um efeito negativo nas pessoas que têm pele com tendência acneica, já que pode aumentar a produção sebácea e a inflamação.

O leite é o único lacticínio que pode causar acne?

Até ao momento, os estudos sugerem que há uma ligação mais forte entre o leite e os surtos de acne, comparativamente com outros lacticínios. Não foi confirmada uma ligação entre queijo e iogurte com a acne. Pelo contrário, o iogurte contém probióticos que têm propriedades anti-inflamatórias que podem ser benéficas para a pele(7).

Antes que vás a correr comprar leite magro, é importante notar que foi provado que esta alternativa também desencadeia surtos de acne(8). Isto acontece porque o processo usado para remover a gordura do leite muitas vezes também elimina ácidos gordos e nutrientes saudáveis com propriedades anti-inflamatórias. Como é mais processado do que o leite gordo, tem uma maior concentração de hormonas. Também se acredita que a proteína do leite, presente no leite magro, aumenta os níveis de insula e contribui para um excesso de produção sebácea(9).

Quais são as melhores formas de combater a acne?

Se sofres de acne ou tens pele com tendência acneica, talvez valha a pena eliminar os lacticínios da tua alimentação para ver como reage a tua pele. Outras formas de cuidar da tua acne incluem:   Usar produtos não comedogénicos
Além de deixarem a tua pele respirar, estes produtos também mantêm os poros desobstruídos.

Evitar esfoliar excessivamente a pele
Para quem sofre de acne, pode ser tentador esfoliar a pele frequentemente na esperança de eliminar o excesso de oleosidade. Contudo, a esfoliação excessiva pode provocar secura, o que estimula a produção sebácea, podendo contribuir para surtos de acne.  

Manter a pele hidratada com um hidratante não comedogénico leve
Não te esqueças de que mesmo a pele oleosa precisa de hidratante (o excesso de oleosidade não significa que a pele esteja hidratada).
Também podes mudar alguns aspetos do teu estilo de vida para cuidar e prevenir a acne, como por exemplo:

Prestar atenção à higiene
Mudar a roupa de cama regularmente para minimizar as bactérias que se acumulam aí.

Beber bastante água
Além dos seus inúmeros benefícios de hidratação, a água também contribui para uma melhor circulação sanguínea no corpo e na pele.

Incluir alimentos como nozes, abacate, óleo de linhaça e salmão na tua dieta
Estes alimentos podem controlar a molécula responsável pela produção sebácea e a inflamação, minimizando a probabilidade de ocorrerem surtos de acne. Uma pele mais limpa? Sim, por favor.

FONTES:
1. Kucharska, A. et al, "Significance of diet in treated and untreated acne vulgaris" in Advances in Dermatology and Allergology 33.2 (2016) pp. 81-86
2. Ulvestad, M. et al, "Acne and dairy products in adolescence: results from a Norwegian longitudinal study" in Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology 31.3 (2017) pp. 530-535
3. Pappas, A. et al, 'Sebum analysis of individuals with and without acne' in Dermato Endocrinology 1.3 (2009) pp. 1576161
4. Pappas, A. "The relationship of diet and acne" in Dermato Endocrinology 1.5 (2009) pp. 262-267
5. Bowe, W.P. "Growing evidence suggests possible link between diet and acne" in American Academy of Dermatology Association (2013)
6. Pappas, A. "The relationship of diet and acne" in Dermato Endocrinology 1.5 (2009) pp. 262-267
7. Bowe, W.P. et al, 'Acne vulgaris, probiotics and the gut-brain-skin axis - back to the future?' in Gut Pathogens 3.1 (2011)
8. LaRosa, C.L. et al, "Consumption of dairy in teenagers with and without acne" in American Academy of Dermatology 75.2 (2016) pp. 318-322
9. Danby, F.W. "Acne: Diet and acnegenesis" in Indian Dermatology Online Journal (2011) 2.1 pp.2-5

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO