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8 maneiras de se manter em forma durante a menopausa

8 maneiras de se manter em forma durante a menopausa
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Muitas têm já sido as mulheres a perceber que, depois dos 50, se torna até mais fácil tomarem conta de si, reservarem mais tempo para as suas rotinas e darem, de facto, prioridade ao seu bem-estar, permitindo-lhes desfrutar da vida de forma mais plena. Agora, conhece as suas forças e fraquezas muito melhor do que quando tinha 20 ou 40 anos, e sabe a importância da paz de espírito, é mais confiante e até aventureira. Estes 8 pontos vão ajudá-la a estar no seu melhor, física, mental e emocionalmente, para que possa fazer tudo o que sempre quis!

1. Mantenha-se em movimento para continuar com o bom humor e ossos ainda mais saudáveis.

As mudanças hormonais durante a menopausa podem conduzir a ossos mais fracos e perda de músculo. Garanta que incorpora algum exercício na sua rotina diária, que não precisa de ter muito tempo, mas de ser focado, como o treino funcional (com alguns agachamentos) ou a natação. As endorfinas libertadas pelo exercício irão ainda contribuir para que esteja mais feliz e bem-disposta. Só boas razões!

2. Torne o seu quarto amigo de uma boa noite de sono.

Um espaço fresco, sossegado e escuro é o ideal para uma noite completa de sono de beleza. Especialmente se sofre de suores noturnos ou dos populares afrontamentos, graças às mudanças hormonais, é fundamental que se mantenha relaxada.

3. Introduza mais antioxidantes na sua dieta.

Escolher alimentos ricos em antioxidantes, como vegetais frescos, produtos de soja e chá verde, tem provado ajudar a reduzir o stress oxidativo durante a menopausa, fator que pode conduzir a um processo de aceleração do envelhecimento.

4. Beba moderadamente e não fume.

O álcool em moderação (não mais do que 2 copos por dia) pode ser parte de um estilo de vida saudável. No entanto, fumar já fará o contrário. Os estudos têm revelado que aceleram o processo de envelhecimento, enfraquecendo os ossos e causando uma série de outros problemas de saúde.

5. Faça do cálcio e da vitamina D os seus melhores aliados, e reduza as gorduras e o açúcar.

Para que se mantenha na sua melhor forma, faça uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e vitamina D, ambos para melhorar a saúde dos seus ossos. Limite o consumo de gorduras e açúcares. Lacticínios magros e vegetais de folha verde são grandes fontes de cálcio.

6. Mantenha a sua pele hidratada e fresca.

Cuidar da pele depois dos 50 poderá ser mais difícil. As mudanças hormonais fazem com que a sua pele fique mais seca e perca a sua elasticidade. Para restaurar a hidratação e firmeza, experimente um produto antienvelhecimento como o Creme de Dia da gama  Neovadiol Complexo Reequilibrante. A  sua fórmula revolucionária deixa a pele visivelmente mais densa e luminosa, enquanto ajuda a definir o contorno do rosto.

7. Aproveite o sol.

Não em demasia, para não danificar a sua pele – mas em pouca quantidade também irá privá-la de uma fonte vital de vitamina D, que é muito importante para ossos mais fortes. O segredo é o equilíbrio. Garanta que apanha alguns raios de sol sempre que possa, alguns minutos por dia. É o suficiente. E lembre-se: mesmo para esses bocadinhos, é fundamental que proteja a sua pele com protetor solar adequado.

8. Introduza o mindfulness na sua vida.

Reserve algum tempo durante a semana para se sentar e respirar fundo, ou incorporar uma rotina suave de yoga no seu dia. Os benefícios estão provados em inúmeros estudos que revelam que a prática regular reduz o stress e aumenta a sensação de bem-estar. Algo como 10 minutos por dia é o quanto basta para verificar melhorias significativas. Mas praticar 20 ou 30 minutos irá levá-la a outro patamar em que o stress é combatido ao máximo e a sensação de tranquilidade é total.

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