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7 dicas para um despertar mais fácil e saudável

7 dicas para um despertar mais fácil e saudável
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Nós sabemos, é um dilema diário. Desengane-se, não lhe vamos dizer que acordar cedo poderá, alguma vez, ser uma tarefa fácil. Mas fique desde já a saber que se pode tornar muito menos complicado.

Com as dicas certas, aos primeiros raios de sol, vai conseguir despertar melhor, sem snooze, e começar o dia com o pé direito (e reduzindo o esforço ao mínimo necessário!). Como? O melhor é ler este artigo:

1) Mal abra os olhos beba água.

Sabemos como um pequeno-almoço saudável é meio caminho andado para começar o dia com a energia máxima, mas a hidratação é tão ou mais importante. Beber um copo de água morna com limão, de acordo com o nutricionista Raphaël Gruman, irá preparar o seu sistema digestivo para o dia (descubra mais sobre os benefícios de beber água de manhã neste artigo. É inequívoco: beber água de manhã é obrigatório, e deve ser tão disciplinada com esse gesto como é a lavar os dentes.

Dica: Para que a primeira coisa que faz mal abre os olhos seja hidratar-se, mantenha um copo de água sempre junto à cama.

2) Discipline os seus ritmos.

O nosso corpo é regido pelo ritmo circadiano. Isto é, o nosso organismo ‘gere’ as suas funções para que aconteçam em 24 horas, obedecendo à duração do dia. Daí que manter uma rotina de sono regular seja uma das dicas mais importantes para um acordar mais fácil. Claro que haverá dias em que não vai conseguir, mas procure deitar-se sempre dentro do mesmo horário.

Dica: Coloque um despertador também para ir dormir, a maior parte dos smartphones já incluem essa função na aplicação de relógio. E cumpra!

3) Too hot in here - atenção à temperatura.

Estamos com um pé no verão,  por isso quartos muito quentes são algo com que teremos de lidar. A temperatura é um problema? Sim, o sobreaquecimento prejudica a qualidade do sono, uma vez que compromete a diminuição da temperatura corporal que acontece naturalmente quando adormecemos e que é necessária para reparação eficaz do organismo durante o sono. Ainda não mudou a roupa da cama para o modo verão? Está na hora, diga bye-bye edredons!

Dica: A temperatura ideal para uma boa noite de sono são 18ºC pelo que ligar o ar condicionado 2 a 3 horas antes de ir dormir é uma boa opção, assim como abrir as janelas para arejar o quarto.

4) Concentre-se e motive-se.

5) Levante-se e saia!

Não fique na cama a fazer tempo e a pensar como é difícil acordar cedo. Quando o despertador toca, levante-se. Imediatamente! De acordo com os especialistas, é importante que o seu organismo reconheça a cama como um lugar de descanso. Por isso, quanto menos tempo passar deitada e acordada, melhor. E o mesmo se aplica a ver televisão à noite, por exemplo.

Dica: Procure um despertador que a obrigue a levantar-se (encontra em várias lojas de gadgets opções que “fogem” de si quando acordam, que são o ideal para os mais amigos do snooze!).

6) Oiça música alegre.

De acordo com os médicos, ouvir música animada (ou de que goste)  ao acordar, estimula e ajuda o seu cérebro a despertar melhor e, consequentemente, fará com que fique com uma melhor disposição para enfrentar o dia.

Dica: Faça uma playlist matinal e vá adicionando aquelas músicas que lhe dão vontade de dançar.

7) Mais luz e menos óculos escuros.

Sim, sabemos como o hábito de os colocar, mal vê os primeiros raios de sol, é instintivo, mas a verdade é que deve apanhar alguma luz de manhã antes de se refugiar por trás dos óculos escuros. Apanhar luz (e sol) ajuda não apenas a regular o ritmo circadiano como também a atingir um estado de ‘mente desperta’ mais rapidamente. E em dias nublados? Não se preocupe, a luz artificial pode não saber tão bem, mas funciona de forma semelhante.

Dica: Abra as janelas de manhã e permita-se a alguns instantes de luz (só para si).

Dica bónus: Em vez de dormir com cortinas ou persianas totalmente fechadas, experimente deixa-las semicerradas para deixar alguma luz entrar de manhã. Verá que acorda mais naturalmente quando o despertador tocar.

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