Síndrome de “depressão pós-férias”? Afaste-se das energias negativas, da tristeza, da fadiga, das variações de humor e do cansaço muscular e ocular – e, acima de tudo, não se deixe vencer pelas crises de ansiedade ou pela necessidade de carregar o mundo às costas durante 11 meses, à espera dos próximos 22 dias de pausa.
1. Evite que o seu último dia de férias seja na véspera do regresso
O que nos leva a sublinhar que as segundas-feiras são, certamente, para riscar da lista de opções para o arranque (isto no caso de ter um emprego com um horário das 9h às 18h, que contemple apenas os dias úteis). Prefira o meio da semana para ponto de partida, de forma a que possa trabalhar menos dias seguidos até poder usufruir de uma nova pausa, para que a transição seja o mais tranquila e progressiva possível. Além disso, poderá guardar o primeiro dia da semana para organizar a casa e resolver alguns assuntos pendentes.
2. Faça várias pausas por dia
Não precisa de dar seguimento a todos os e-mails e despachar o máximo de assuntos pendentes logo no seu primeiro dia de trabalho. Já sabe que ficará frustrada se não conseguir cumprir com esta meta que está a traçar para si. Faça uma hora de almoço longe do computador, levante-se, caminhe durante alguns minutos, apanhe ar, movimente a vista e foque-se em pontos longínquos a cada 25 minutos (instale os alertas da app EyeLeo no computador); vai adorar as pausas e os movimentos que esta aplicação a ensinará a fazer. Pense na saúde das suas costas e articulações!
3. Encare a sua casa como um refúgio sagrado
Mantenha as divisões arrumadas, sem confusão visual e deixe a energia negativa do lado de fora da porta. Tire uma hora por dia só para si: para se dedicar aos seus hobbies, para praticar ioga, para estar sozinha consigo própria, no silêncio, ou para transformar a sua casa de banho num autêntico spa. Aplique uma máscara facial hidratante uma a três vezes por semana, para manter a sua pele fresca, brilhante e hidratante por mais tempo, sem retirar o bronzeado. Faça movimentos suaves com as pontas dos dedos no rosto e deixe a pele do rosto absorver todos os nutrientes essenciais. Em seguida, aplique o seu cuidado diário e massaje.
4. Limpe, arrume e reorganize a sua secretária
Tenha sempre esta máxima presente: menos é mais. Liberte-se dos objetos que possam ser, de alguma forma, distrativos. Decore-a com cactos e frases motivacionais, conferindo-lhe uma aparência mais minimalista e relaxante. Utilize apenas um caderno de apontamentos e compre uma pasta para guardar todos os papéis que costuma deixar soltos.
5. Demore-se no espírito das férias
Não deixe de convidar os seus amigos e familiares para jantarem em sua casa, de ir ao cinema, de ler, de cozinhar, de investir tempo nas coisas que mais gosta, de fazer uma refeição fora de casa ou de organizar uma escapadinha romântica para o fim de semana, longe da confusão da cidade.
6. Não dispense o exercício físico
A seguir a um longo dia de trabalho, aproveite uma das aulas do ginásio onde está inscrita, sejam elas mais intensas ou calmas – faça apenas por adequá-las ao seu estado de espírito e ao seu organismo, para que atuem como uma fonte de energia e não como mais uma atividade desgastante para o seu corpo. E por falar nisso, não se esqueça de dar também à sua pele uma dose extra de energia e luminosidade com este sérum; verá que mesmo duas semanas depois, toda a gente vai continuar a perguntar-lhe se voltou agora de férias...
7. Ajuste os seus horários sem pressas
Não vai a correr atrás de ninguém, pois não? Se costuma levar marmita com o almoço para o local de trabalho, opte por preparar as refeições da semana ao domingo, dividindo-as de antemão em recipientes e colocando-as estrategicamente nas prateleiras do frigorífico. À noite, procure afastar-se da luz azul, pelo menos, 30 minutos antes de adormecer; no dia seguinte, levante-se com tempo suficiente para cuidar da sua rotina de beleza, meditar, ler, tomar um pequeno-almoço nutritivo e sair de casa com antecedência.