Sabia que os níveis de ferro do seu organismo podem influenciar o seu dia-a-dia? Cansaço, palidez, baixos níveis de oxigénio, ansiedade ou mesmo queda de cabelo. O seu corpo pode estar a pedir-lhe ferro de várias formas e está na altura de lhe dar atenção. Afinal, este mineral garante a circulação do oxigénio no organismo, transportando nutrientes nos glóbulos vermelhos, através da formação de uma proteína chamada hemoglobina. Mas não só, o ferro também ajuda a metabolizar as proteínas e tem um papel importante na função imunológica do seu organismo, apoiando as suas defesas e o poder de cicatrização.
Descubra, os ingredientes-chave ricos em ferro que vai querer ter sempre em casa.
1. Mexilhões
Cozidos, fritos, assados, ao vapor e até servidos em sopas, quem nunca se deliciou com este tesouro tão versátil do mar? O seu baixo teor de gordura fará o gosto de quem procura uma dieta saudável, mas não se fica por aqui. Os mexilhões são ricos neste mineral tão precioso, o ferro, tornando-se uma opção saudável e nutritiva para as suas refeições.
2. Atum
Além de ser uma importante fonte de ferro, o atum tem uma constituição vantajosa para a saúde sendo também rico em proteínas, ómega 3, magnésio, potássio, fósforo, selénio e vitaminas do grupo B. Experimente consumi-lo em posta natural - ou então use este artigo como pretexto para ir ao sushi no fim-de-semana!
3. Lentilhas
Da família das leguminosas, as lentilhas são um dos alimentos aconselhados para o consumo de ferro e fibras, capaz de regular o organismo e baixar o colesterol. Se nunca cozinhou este ingrediente, não se assuste, aproxima-se bastante da forma como se prepara o feijão: coloque numa panela, coloque água e deixe ao lume durante meia hora.
4. Rebentos de soja
A soja é uma leguminosa com origem asiática, conhecida pelos seus benefícios para a saúde. É utilizada em muitas dietas vegetarianas, por ser a única fonte alimentar de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais. É, portanto, uma fonte de proteína completa. Ferro, cálcio, ómega-3 - os rebentos de soja são campeões nutricionais.
5. Anchovas
Pequenas em tamanho, grandes em benefícios. As anchovas são uma boa fonte de minerais, proteínas e vitaminas que promovem a sua saúde. Não são consensuais em termos de paladar, mas não deixam dúvidas no seu valor nutricional.
6. Amêndoa
A amêndoa é um “super-alimento” disponível durante todo o ano em qualquer supermercado. Rico em ferro e com grandes vantagens no cuidado da pele, este fruto seco está recheado de Vitamina E, um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento ao reforçar as defesas contra radicais-livres.