OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

“Comida congelada”: Guia para lhe dar um novo significado

Todos nós gostaríamos de ter tempo para planear as refeições e comprar produtos frescos todos os dias. De preferência com uma bicicleta pasteleira em dias soalheiros. Mas sejamos sinceros, a vida não é um filme de Woody Allen. Com o tempo sempre a correr precisamos de alguns truques que nos permitam manter hábitos saudáveis e ter uma vida social. A resposta para este problema pode estar nas nossas casas. Está na altura de descobrir o verdadeiro potencial do congelador. Podemos congelar verduras, bolos e até refeições confecionadas. O sentimento de culpa de uma marmita apressada acaba aqui.

Quais as vantagens do frio?

Para além do que poupamos em idas ao supermercado temos um maior controlo sobre a qualidade dos ingredientes que ingerimos. Não é fácil encontrar tempo para os hábitos saudáveis entre ginásio, rituais de bem-estar e alimentação. Acabamos por consumir produtos processados ou alternativas de fast-food. Bem armazenados, os alimentos congelados conseguem manter a sua qualidade nutritiva durante meses, acabando assim com a sazonalidade e os seus preços excessivos. É verdade: Já não precisa de viajar para apimentar o seu Instagram com frutas exóticas.

Para aproveitar ao máximo esta solução só precisa de saber alguns princípios.

Nunca

  • Congelar alimentos por arranjar.
  • Descongelar mais que uma vez os alimentos.
  • Congelar lacticínios ou fritos.

Por vezes

  • Alguns alimentos não precisam de ser descongelados antes de ser confecionados. Os vegetais e alguns peixes podem ser colocados diretamente no lume.
  • Podemos congelar alguns queijos ou molhos, dependendo da sua consistência e ingredientes.

Sempre

  • Controlar o tempo de congelamento dos alimentos. É demasiado fácil esquecer  quando é que congelámos aqueles legumes salteados. Podemos sempre colocar datas nos sacos e evitar desperdícios.
  • Esperar que as refeições arrefeçam antes de as congelar. Não é preciso ser à temperatura ambiente, podemos colocar no frigorífico antes de passar para o congelador para acelerar o processo.
  • Isolar cuidadosamente as embalagens antes de qualquer congelamento, para melhor assegurar a integridade dos alimentos e prevenir a transferência de cheiros e sabores entre embalagens.

Afinal, uma nova Idade do Gelo pode não estar assim tão distante… e vai saber-lhe bem!

go to top