Por uma beleza imaculada, vale a pena compreender a hiperpigmentação
Tal como acontece com outros sinais de envelhecimento, nunca ninguém se lembra das manchas escuras – até que passam a ser quase uma obsessão. O que começou como uma pequena sarda adorável pode crescer e deixar a sua marca – tanto em termos de tamanho como em termos de impacto na tua autoestima. Antes de pensarmos em eliminá-las, precisamos de compreender o que são as manchas escuras e porque é que tendem a aparecer primeiro no rosto, à medida que os anos passam. Ainda mais importante, é verificar se não são perigosas. Para isso, consulta o teu dermatologista.
Por trás de todas as manchas está o processo de hiperpigmentação. Acontece quando um pigmento – a melanina, responsável por produzir a cor da pele – entra em hiperatividade. Esta quantidade aumentada de melanina pode ser causada por danos na pele, sobretudo provocados pelo sol, inflamação, acne ou outras agressões responsáveis pela inflamação, como stress ou fadiga. A gravidez também provoca uma maior produção, levando à chamada "máscara de gravidez" (melasma). Com a idade, o número de manchas escuras aumenta. E a própria genética pode desempenhar um papel. Ou seja, as manchas escuras podem ser causadas por pelo menos seis fatores diferentes, ou uma combinação dos mesmos. Felizmente, o aparecimento de uma mancha escura não precisa de ser irreversível.
Como remover manchas escuras.
Além de tratamentos estéticos mais intensos, adotar cuidados da pele testados por dermatologistas pode ajudar a parar a propagação das manchas escuras de forma delicada. Os ingredientes despigmentantes certos, combinados com esfoliantes que removam as células da pele, ajudam a esbater as manchas de forma progressiva. Experimenta peelings naturais baseados em ácidos de frutas (AHA) ou ácido glicólico, que – apesar de conterem ‘ácido’ no nome – são tão delicados quanto eficazes. Procura ingredientes queratolíticos – os que promovem a suavidade e o peeling da epiderme – pois ajudam a aumentar a renovação da pele e a recuperar um tom de pele uniforme.