Como eliminar as manchas da idade?

Quando a exposição ao sol, a poluição e outros fatores danificaram a pele ao ponto de a deixar com um tom irregular, usar cuidados da pele à base de Vitamina C pode corrigir e eliminar as manchas escuras.

Antes de mais, vamos ver o que são as manchas escuras

As manchas escuras, também conhecidas por manchas hepáticas, manchas da idade ou lentigos solares, podem ser resultado do envelhecimento, exposição aos ultravioleta (UV), acne, hormonas, genética, tabaco ou poluição. Ocorre um escurecimento da pele quando há um excesso de melanina, o pigmento castanho que produz a cor normal da pele, que forma depósitos na pele.
Sobretudo presentes na pele mais velha e de meia-idade, as manchas escuras geralmente aumentam em tamanho e número ao longo dos anos, à medida que a pessoa envelhece.

O que causa as manchas escuras?

Conhecida por hiperpigmentação, a produção de células da pele que formam melanina (melanócitos) aumenta e acumula-se na camada superficial da pele, devido a vários fatores. À medida que os anos passam, um efeito cumulativo de exposição aos UV, poluição e hormonas podem levar a um aumento da produção da melanina e à intensidade da hiperpigmentação. Quando exposta aos raios UV, a pele produz melanina para se proteger, levando ao desenvolvimento gradual da pele bronzeada. Contudo, esta melanina pode acumular-se e causar manchas escuras permanentes na pele, fazendo do sol uma das principais causas das manchas escuras.
As alterações na pele causadas pela radiação UV devem-se em parte à formação de radicais livres oxidantes que causam a deterioração das estruturas e funções celulares (peroxidação lipídica), danos no ADN (stress oxidativo) ou proteínas, levando à desregulação na expressão de alguns genes (Fonte: Niki, 1991). Verificou-se que este processo de fotoenvelhecimento, os danos causados pelo sol, provoca rugas e flacidez, além de manchas de sol(1).

Como prevenir: Proteção UV

Durante décadas, a cultura ocidental atribuiu um grande valor estético à pele bronzeada. No entanto, já nos anos 1930 os especialistas avisaram sobre o provável impacto negativo a longo prazo da exposição solar sobre o envelhecimento da pele. Desde então, vários estudos confirmaram este efeito negativo, provando que a exposição da pele ao sol sem proteção produz danos na pele, sejam efeitos imediatos como um escaldão ou consequências mais duradouras como as manchas de sol(2). Usar cuidados da pele que integrem filtros para proteger e restaurar as nossas células é fundamental para prevenir e eliminar as manchas da idade(3).  Se já tens manchas escuras, talvez penses que é demasiado tarde para a proteção solar fazer diferença. Mas, na verdade, quando a pele está protegida do sol, consegue restabelecer o seu funcionamento natural.

 

A Vitamina C e o corpo

Existem 13 vitaminas indispensáveis para o corpo. Para a pele, uma das mais importantes é a Vitamina C, ou ácido arcórbico, um antioxidante natural. A Vitamina C é muito conhecida pelas suas propriedades de proteção e prevenção, ajudando a combater a fadiga e as infeções, mas também tem outras aplicações antioxidantes, nomeadamente em dermatologia(4) – particularmente nas manchas escuras.
O corpo humano não consegue produzir moléculas de Vitamina C por si, por isso tem de a absorver através de fontes como citrinos, produtos hortícolas de folha e alguns frutos vermelhos(6). Com o passar dos anos, os danos provocados pelo sol e pela exposição à poluição causam uma diminuição dos níveis normais de vitamina C.

A Vitamina C e a pele

Para eliminar as manchas escuras, aposta em cuidados da pele tópicos com Vitamina C. A Vitamina C corrige as manchas escuras provocadas pelos raios UV, sendo uma solução natural que oferece os resultados de um peeling.  A Vitamina C ajuda a remover as manchas escuras essencialmente de duas formas: Neutralizando os radicais livres que envelhecem a pele, para prevenir os danos causados pela radiação UV, e reduzindo a intensidade da formação de melanina e, consequentemente, a hiperpigmentação(7).

Para eliminar as manchas escuras, esfolia a pele semanalmente

A esfoliação pode ajudar a uniformizar o tom da pele, graças à eliminação das células mortas. Uma rotina de esfoliação com Vitamina C ajuda a criar uma tez ainda mais homogénea, pois permite que todos os poderosos ingredientes dos teus cuidados da pele penetrem na pele, para uma tez fresca e suave(8).

Fontes:
1. Telang, P.S. 'Vitamin C in dermatology' in Indian Dermatology Online Journal 4.2 (2013) pp. 143-146
2. Vashi, N.A. et al, 'Aging Differences in Ethnic Skin' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology (2016) pp. 31-38
3. Darr et al: Protecting activity on cutaneous structures exposed to UV (1992)
4. Farris, P.K. ‘ Cosmetical Vitamins: Vitamin C’, in Procedures in Cosmetic Dermatology. 2nd ed. New York: Saunders Elsevier (2009) pp. 51–6.
5. Geesin et al Dossier Roche Collagen I and III synthesis (2002)
6. Lykkesfeldt, J. 'Vitamin C' in Advances in Nutrition 5.1 (2014) pp. 16-18
7. Farris, P.K. ‘ Cosmetical Vitamins: Vitamin C’, in Procedures in Cosmetic Dermatology. 2nd ed. New York: Saunders Elsevier (2009) pp. 51–6.
8. Rashmi, S. et al, ‘Cosmeceuticals for Hyperpigmentation: What is available?’ in Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery 6.1, (2013) pp. 4-11

 

Análise da Pele

COM O SKINCONSULT AI

IDENTIFICA AS NECESSIDADES DA TUA PELE

COMEÇA O TEU DIAGNÓSTICO