OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

ENVELHECIMENTO
DO COURO CABELUDO

Previous

ENVELHECIMENTO
DO COURO CABELUDO

Como o seu "dono", também o couro cabeludo envelhece, apesar de o fazer de uma forma mais silenciosa e menos percetível se a densidade capilar permanecer. O envelhecimento do couro cabeludo revela perfis muito diferentes dos encontrados no envelhecimento do rosto. Por ser um envelhecimento menos percetível, do couro cabeludo, é também alvo de menos estudos. No entanto, um estudo notável conduzido pela L'Oréal R&I e Pr Piérard (Universidade de Liège, Bélgica) analisou 650 biopsias ao couro cabeludo de homens e mulheres caucasianos, de diversas idades, com e sem alopecia.
Marcadores imuno-histológicos revelaram diferenças radicais entre géneros: o envelhecimento do couro cabeludo masculino mais precoce e mais severo do que o feminino. Para todos os indivíduos, as alterações com a idade impactava a pele como um todo: uma epiderme mais fina, vasos sanguíneos menos densos, derme sujeita a elastose (relacionada com o sol).
A alopecia parece "imitar" ou amplificar estas alterações, apesar de não ser possível fazer uma interpretação clara da relação (Causa? Consequência?).
Em suma, o envelhecimento do couro cabeludo compreende processos lentos, invisíveis e subtis que não são percetíveis pelo indivíduo que passa por eles. Os cabelos brancos, a queda de cabelo, e perda de densidade são sem dúvida os indicadores mais significativos para a maioria das pessoas, apesar da sensação de prurido também diminuir com o passar da idade.
Não obstante, o envelhecimento do couro cabeludo está associado a um padrão de envelhecimento global do corpo. Por exemplo, pessoas mais velhas têm maior dificuldade em fazer a lavagem do cabelo, pela dificuldade acrescida nos movimentos.
Desenvolver produtos para o envelhecimento do couro cabeludo, para além de partirem de racionais biológicos do target, devem observar e incorporar as necessidades básicas e comuns do consumidor mais velho.

MENSAGEM CHAVE

O envelhecimento do couro cabeludo compreende mudanças biológicas subtis, invisíveis e silenciosas que diferem das observadas nos sinais de envelhecimento do rosto. Sinais relacionados (presença de cabelo, densidade, cor) e gestos necessários são, até à data, os motores de desenvolvimento de produtos dedicados ao couro cabeludo envelhecido.

HUB_CONTENT_DHSC_CONTENT_56_THE_AGEING_SCALP.jpg