getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar

Verdadeiro ou falso: as saunas são boas para a pele?

Verdadeiro ou falso: as saunas são boas para a pele?
  • Favoritos

As saunas existem há muitos anos e suas alegadas habilidades desintoxicantes são muitas vezes apontadas como seu maior benefício. A Vichy foi saber o impacto que as saunas têm e quais os prós e os contras para cada tipo de pele.

Sauna ou Banho Turco?


Vários estudos (1) sugerem que a sudação induzida parece ser um método com vantagens para a eliminação de muitos elementos tóxicos do corpo humano. A sauna usa calor seco para elevar a temperatura da sala com humidade muito baixa. Por sua vez, no banho turco, as salas de vapor operam a temperaturas mais baixas, mas com 100% de humidade. As duas opções são usadas para induzir a transpiração, porém, o efeito de “secagem” das saunas pode causar algumas irritações na pele mais sensível.

O que acontece realmente numa sauna?

Ao entrar numa sauna, a temperatura da pele sobe, a pulsação aumenta e os vasos sanguíneos ficam mais dilatados, porque o coração bombeia mais sangue, causando suores e aumento do fluxo sanguíneo para a pele. Este aumento na circulação sanguínea intensifica os níveis de oxigénio, o que é bom para a pele, pois estimula as habilidades de regeneração natural dos tecidos. A temperatura interna da pele provoca, assim, uma dilatação dos capilares, aumentando a circulação sanguínea, o que pode originar rubores e vermelhidões.

Quais os tipos de pele que devem frequentar as saunas?

Apesar de não causarem diretamente uma falta de hidratação cutânea, o suor produzido em excesso pode atuar como um estimulante negativo para alguns tipos de pele e, portanto, as saunas não devem ser utilizadas por toda a gente.

As saunas podem ser utilizadas por quem sofre de:

  • Psoríase -  já que esta patologia de pele é comumente associada à pele seca e as saunas podem estimular a hidratação do estrato córneo. (2)

  • Pele com tendência acneica - a sudação pode ajudar na diminuição de sebo à superfície da pele na chamada zona T, que inclui o queixo, nariz e testa. (3)

1- Kowatzki, D. et al, 'Effect of regular sauna on epidermal barrier function and stratum corneum water-holding capacity in vivo in humans: a controlled study.' in Dermatology 217.2 (2008) pp. 173-80[Accessible at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18525205]
2- Genuis, SJ. et al, 'Blood, urine, and sweat (BUS) study: monitoring and elimination of bioaccumulatedtoxic elements.' in Archives Environmental Contamination Toxicology 61.2 (2011) pp. 344-57 [Accessible
at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21057782]
3 Makrantonaki, E. et al, 'An update on the role of the sebaceous gland in the pathogenesis of acne' in
Dermato Endocrinology 3.1 (2011) pp. 41-49 [Accessible at:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3051853/

Produtos sugeridos

  • Best-seller

    {Produto_Nome}

    Minéral 89

    Minéral 89

    Creme cuidado de dia

    INOVAÇÃO: A sua dose diária de força, para uma pele visivelmente saudável.

  • Novo

    {Produto_Nome}
  • {Produto_Nome}
  • Outros artigos sugeridos

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    Rosto

    6 alimentos ricos em ferro que deve ter sempre em casa

    O ferro é um mineral famoso no campo da nutrição, mas os seus benefícios podem surpreender e modificar a forma como sente os seus dias. Conheça os alimentos que não poderá prescindir da sua lista de supermercado e das suas refeições saudáveis.

    ler artigo

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Rosto

    3 Snacks saudáveis e práticos para o Inverno

    Com a chegada do frio, a comida de conforto volta também à ordem do dia e fica cada vez mais difícil resistir ao aroma perfumado e  quente dos bolos que saem do forno ou das bolachinhas que acompanham o chá a ferver.

    ler artigo

    go to top