Não gostar de treinar é, normalmente, como não gostar de ler ou de ver séries. Tem mais a ver com o facto de ainda não termos encontrado o escritor ou realizador certo, do que o não gostarmos da atividade em si. E no caso do ginásio e do exercício físico em geral é ainda mais fácil arranjar desculpas: falta de tempo, falta de motivação, não saber como começar e tantas outras fugas fácies... Na realidade, nascemos para andar, correr e não para estar quietos e é com o passar dos anos que os dias de corridas e macacadas se transformam em rotinas de longas horas sentados no mesmo espaço, num exercício de foco e quietude que nunca em crianças teríamos aguentado.
Este, avisamos desde já, é um artigo à prova de desculpas. Basta dizer-nos o que a preocupa, ou que frase ouve mais vezes a dizer em resposta a este tema, e nós indicamos-lhe o exercício ideal para o seu estilo de vida. Experimente!
Estou demasiado ocupada
Entre trabalho, crianças e manter a casa em ordem, há dias em que conseguir 10 minutos para estar apenas consigo parece um milagre. A corrida oferece-lhe o melhor dos dois mundos, permitindo à sua mente que se abstraia e relaxe, enquanto dá ao seu corpo a oportunidade de se manter em forma. Seja caminhada, corrida ou sprint, fazê-lo logo pela manhã irá prepará-la para um dia mais produtivo. E o melhor é que pode demorar tanto ou tão pouco tempo quanto quiser e não depende de ninguém para começar - basta calçar os ténis, sair de casa e está pronta!
Estou muito cansada!
Se a ideia de ir para o ginásio depois de um longo dia de trabalho a deixa cansada só de pensar, opte por uma atividade suave, de baixa intensidade, que ajude o corpo a relaxar depois de uma semana de muito stress. A natação é a escolha ideal para tonificar o corpo. Além disso, um mergulho ao final do dia, seguido de um duche quente, irá ajudá-la a dormir melhor, com o corpo totalmente descontraído
Sou impaciente demais
Na realidade, não é que odeie ir ao ginásio. Mas o pensamento de 8 semanas de esforço, suor e lágrimas antes que o seu corpo comece a mostrar resultados é algo capaz de a levar à loucura. Conhece a sensação? Pois bem, se a ideia é ver mudanças o quanto antes, recomendamos um tipo de treino como o funcional ou mesmo crosstraining. Usa essencialmente o peso do seu corpo, pode fazer em praticamente todos os lugares e, em especial este último, irá puxar pelo seu lado mais competitivo com desafios constantes – aos seus próprios recordes!
Sou viciada em trabalho
Quando se trata de deixar para trás maus hábitos, o segredo é escolher uma rotina que se encaixe dentro do seu horário de trabalho, como aulas de kickboxing ou mesmo de RPM/sprint. Além de serem rápidas e eficazes podem fazer parte da sua hora de almoço. E com os minutos extra que lhe sobram, pode aproveitar para almoçar e ainda atualizar os e-mails.
Fico aborrecida facilmente
Se perde o entusiasmo com coisas novas com muita facilidade, considere incorporar na sua rotina de exercício o treino intervalado de alta intensidade, também conhecido pelas siglas HIIT. Neste tipo de treino são suficientes 30 minutos do seu dia para conseguir resultados estrondosos. É perfeito para mulheres que querem manter os níveis de motivação no topo e ainda conquistar grandes feitos! Ah, e também pode escolher dançar! Uma aula de dança faz bem ao corpo e à alma e o facto de ser necessário ser disciplinada para aprender as coreografias vai ser uma boa motivação para ir a todas as aulas e um desafio constante para se superar.