OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Qual a dieta que deve seguir na menopausa?

Independentemente da sua idade, se está na menopausa ou não, a sua alimentação afetará sempre a pele e a saúde em geral.

Qual a dieta que deve seguir na menopausa?

Já ouviu falar daquele pânico instalado quando os 50 se aproximam? A pele, o corpo, as hormonas, as coisas que eram fáceis de fazer e que de repente já não são são bem assim… Calma. Descubra qual deve ser a sua dieta na menopausa. Vamos  a isso?

A boa alimentação vai ter sempre impacto tanto na aparência como na saúde. Se não se respeitar uma dieta equilibrada, os nutrientes que são essenciais para o bem-estar ficam em desequilíbrio. E queremos tudo menos isso!

Os sintomas que chegam com a menopausa, bem como a forma de os contrariar, têm vindo a tornar-se num objeto de estudo. O bom disto é que se começa a perceber efetivamente como nadar contra a maré. Está provado que a frequência com que estes fenómenos estranhos acontecem e o nível de incómodo que podem atingir, podem ser diminuídos com uma dieta equilibrada.

Alimentos e nutrientes importantes durante a menopausa

Alimentos como a linhaça, cereais integrais, frutos vermelhos, uvas, amendoins ou soja, são especialmente importantes nesta altura, dada a sua riqueza em nutrientes como a vitamina D, o cálcio, o ácido fólico, as fibras e o Ómega 3. Atenuam não só os sintomas da menopausa, como também contribuem para diminuir o risco de cancro na mama e travar o desenvolvimento da osteoporose.

Bandeirinha vermelha para as mulheres que ainda não chegaram a esta fase

Alimentos ricos em vitamina D e em cálcio podem diminuir o risco de menopausa precoce! Peixe, leite, suplementos e muita exposição ao sol — com os devidos cuidados — são as melhores formas de conseguir equilibrar os níveis (e de ganhar um tom saudável, claro).

Outros alimentos em que se deve apostar de maneira a conseguir ingerir os nutrientes necessários para manter o organismo equilibrado e saudável são as frutas frescas, os vegetais verdes, peixes (como por exemplo o salmão), frutos secos, sementes e alimentos integrais.

Como a forma mais fácil de “trabalhar” é arranjar um plano orientado com os diferentes momentos do dia, eis uma sugestão ideal para algumas das suas refeições:

Pequeno almoço: Flocos de aveia com iogurte, mirtilos e chá verde; 

Almoço: Salmão acompanhado de uma salada com vegetais frescos;

Lanche: Batido de frutos vermelhos com leite e linhaça;

Jantar: Sandes de pão integral com queijo mozzarella e tomate fresco.

É por esta razão que defendemos que as inevitabilidades podem ser sempre apaziguadas. Trate do seu corpo, adie os timings e viva melhor!

Elementos a relembrar sobre a dieta na menopausa

Existem apenas 7 grupos de nutrientes essenciais para o bem-estar da sua pele, e ficará feliz em saber que eles estão por todo o lado.

Deita simples recomendada durante a menopausa:

- Pequeno almoço: Flocos de aveia com iogurte, mirtilos e chá verde; 

- Almoço: Salmão acompanhado de uma salada com vegetais frescos;

- Lanche: Batido de frutos vermelhos com leite e linhaça;

- Jantar: Sandes de pão integral com queijo mozzarella e tomate fresco.

FONTES:

[1]. Brończyk-Puzoń A, Piecha D, Koszowska A, Kulik-Kupka K, Zubelewicz-Szkodzińska B. Rola wybranych
składników odżywczych diety u kobiet w okresie naturalnej menopauzy – przegląd piśmiennictwa. Medycyna Ogólna i
Nauki o Zdrowiu, 2016, Tom 22, Nr 2
[2]. Purdue-Smithe, A. C., Whitcomb, B. W., Szegda, K. L., Boutot, M. E., Manson, J. E., Hankinson, S. E., … Bertone-
Johnson, E. R. (2017). Vitamin D and calcium intake and risk of early menopause. The American Journal of Clinical
Nutrition, ajcn145607.
[3]. Huntley, A. L. (2009). The health benefits of berry flavonoids for menopausal women: Cardiovascular disease,
cancer and cognition. Maturitas, 63(4), 297–301.

Outros artigos sugeridos

Como perder barriga na menopausa

Pele & nutrição

Como perder barriga na menopausa

O período da menopausa na vida da mulher traz um grande risco de ficar com sobrepeso e obesidade devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo. Descubra como evitar isso!

ler artigo

Alimentação na menopausa

Pele & nutrição

Alimentação na menopausa

A menopausa afeta as mulheres com uma série de sintomas incontroláveis. Seguir uma alimentação saudável na menopausa pode reduzir estes sintomas.

ler artigo

go to top

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4