Pele com rosácea? Conheça os produtos que podem ajudar a controlar a vermelhidão no rosto
Sem causa totalmente conhecida, a rosácea é uma doença inflamatória crónica responsável, em muitos casos, por uma frustração em criar uma rotina de cuidados de pele que realmente funcione.
Costuma ficar com o rosto facilmente avermelhado? Aconselhamos sempre que procure a opinião do seu dermatologista e que se mantenha informado. Continue a ler: este artigo é para si!
Ficar com a cara mais rosada após comer algo picante, com alguma facilidade, pode ser um dos indicadores de rosácea. Mas a ele juntam-se outros fatores que a podem despoletar a vermelhidão no rosto: radiação UV, álcool, produtos irritantes, exercício físico e mesmo o stress.
Vamos entender o que acontece a uma pele com rosácea? Nos vários casos sugeridos, é desencadeado um processo designado por flushing, que contribui para a inflamação cutânea e que se traduz em perda de água na pele, secura e maior sensibilidade, numa barreira cutânea disfuncional, na alteração do pH e do microbioma e numa reduzida tolerância a um grande número de cremes, loções e outros produtos tópicos que, nestes casos, resultam em ardor e em picadas.
Por todos esses motivos, alinhada com o acompanhamento do seu dermatologista, a escolha dos produtos certos para poder hidratar e cuidar da sua derme pode acabar por se tornar um desafio nem sempre fácil de contornar. Por outro lado, as crises de rosácea – que podem acontecer em situações tão simples como a exposição a um ambiente quente e abafado, que logo contribui para o surgimento de manchas vermelhas e “bolinhas” no rosto – são desconfortáveis e difíceis de disfarçar. Ou pelo menos eram, até este momento.
Conheça os 4 produtos que poderão ajudar de forma prática e rápida na maioria das situações:
Para os dias mais quentes:
1. Água Termal - ao contrário da água da torneira, que pode ser agressiva para a pele com rosácea devido à sua dureza e existência de vestígios de químicos, a água termal tem um poder refrescante e apaziguador imediato. A Água Vulcânica da Vichy poderá ser uma excelente opção precisamente por ser 100% pura e natural, e enriquecida com 15 minerais benéficos que lhe permitem apaziguar, fortificar e regenerar a pele. Dica extra: use os formatos de viagem para a ter sempre consigo na mala!
Para uma hidratação profunda e proteção contra as agressões do quotidiano (incluindo poluição e stress):
2. Sérum de rostoMinéral 89 – Com a Água Vulcânica Vichy como ingrediente principal (89% de concentração) e a sua combinação com ácido hialurónico de origem natural, para garantir a hidratação, este sérum poderá ser um dos maiores aliados para peles com rosácea. Não tem álcool, parabenos, perfumes ou corantes e beneficia ainda de uma textura gelificada e refrescante que lhe conferem vantagens apaziguadoras.
Para disfarçar a vermelhidão e garantir uma maquilhagem flawless:
3. Base Corretora Fluída 16H Dermablend: Com uma fórmula concebida para corrigir imperfeições como, precisamente, a vermelhidão no rosto, a base Dermablend é um exemplo perfeito de maquilhagem corretora, sem ingredientes nocivos (não tem álcool, é não-comedogenico e está adequado a todo o tipo de pele) e com um poder de hidratação até 24h. Apesar do seu poder de cobertura, desejado neste tipo de situações, promove a sensação de pele nua, fresca e saudável, sem efeito de máscara. Dica de aplicação: de forma a evitar a inflamação através dos utensílios de maquilhagem, aplique a base diretamente com as mãos ou através de um pincel, sendo a esponja mais propícia à finalidade que queremos evitar.
4. Corretor de tez com cor verde Dermablend: Na mesma gama de produtos, pelas mesmas características, o corretor de tez Dermablend é o complemento certo para uma pele bonita e cuidada. Em creme e disponível em várias cores, o tom verde será o ideal para neutralizar a vermelhidão típica da pele com rosácea.
Para além dos produtos sugeridos, a limpeza de pele com produtos de base calmante e anti-inflamatória e a utilização de protetor solar de amplo espetro 50+ diariamente irão contribuir para uma rotina de skincare mais adequada. Ainda assim, e pela complexidade desta condição, é importante lembrar que deverá sempre acompanhar a sua evolução junto de um dermatologista.