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Muito Stress? Não é bom para o seu cabelo

Muito Stress? Não é bom para o seu cabelo
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O dia começa e, com ele, vem a confusão da manhã: o despertador não tocou com força que chegue, as crianças já estão atrasadas para a escola, a roupa que estava a pensar vestir afinal não é a melhor opção… E como se isto não bastasse, sai de casa depara-se com uma fila de trânsito enorme, e por muito que buzine não há volta a da: aquela reunião importante que tinha, esqueça, chegou com 20 minutos de atraso. O stress está instalado e o seu dia ainda nem vai a meio. Agora saiba que todo este caos também se reflete na sua saúde e em particular no seu cabelo. Vamos ajudar a identificar os sinais e, mais importante, a tomar medidas.

Que consequências lhe pode trazer o stress?

Segundo o The American Institute of Stress (AIS) existem muitos distúrbios emocionais e físicos que têm sido associados ao stress, incluindo a depressão, ansiedade, insónias, ataques cardíacos, hipertensão. O stress  reflecte-se no sistema nervoso e consequentemente na imunidade, aumentando a suscetibilidade do organismo a infecções, a certos tipos de cancro e mesmo a doenças autoimunes. Além disso, pode ter efeitos na pele (acne, urticária, dermatite atópica) e, claro,  na saúde do nosso cabelo.

Como se reflete o stress na queda de cabelo?

Existem muitas razões para a queda de cabelo, mas o stress tem sido apontado como uma das principais. De facto, durante os períodos de maior tensão o organismo liberta substâncias que contribuem para um bloqueio do ciclo natural do cabelo, levando a um enfraquecimento generalizado da fibra e, consequentemente, a fenómenos de queda*.

Como enfrentar o stress:

De acordo com o The Trichological Society, a queda de cabelo pode ser um sintoma comum da insuficiência de vitaminas, pelo que manter uma dieta equilibrada é algo imperativo para a vitalidade do seu cabelo. Mas não chega. Os especialistas são unânimes: melhorar a sua capacidade de lidar com o stress é fundamental para reduzir a queda de cabelo. Deixamos-lhe algumas técnicas que, adaptadas à sua personalidade e estilo de vida, podem ajudar:

  1. Yoga, que é uma ótima maneira de combinar o exercício físico com a prática meditativa, de modo a libertar todo o stress acumulado ao longo do dia;
  2. Boxercise, no qual pode descarregar todo o stress e ao mesmo tempo obter um treino cardiovascular;
  3. Desportos em equipa, também podem ser boas opções para libertar o stress com a ajuda de amigos;
  4. Técnicas de respiração baseadas na atenção plena, tais como o Mindfulness, no qual pode desconectar-se das fontes de stress e diminuir o seu efeito sobre o seu bem-estar físico e mental.

* https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1868107/

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