getGeoIPCountryCode = SiteAppCode = PT Test : 'PT/'

OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Descubra porque é que o tomilho deve fazer parte de todas as suas refeições

Descubra porque é que o tomilho deve fazer parte de todas as suas refeições
  • Favoritos

Sabia que a planta que costuma usar apenas para temperos culinários é um dos segredos para ter digestões fáceis e fazer uma desintoxicação eficaz do organismo? Esta erva aromática é uma das aliadas favoritas do peixe e da carne, alterando o sabor de qualquer receita. Mas, apesar desta ser a razão n.º 1 para continuar a mantê-la por perto, há vários motivos que vão fazer destas folhas pequeninas uma das suas maiores armas nas batalhas travadas pelo seu corpo, sobretudo quando comete excessos. Rita Regalo, especialista em nutrição e medicina tradicional chinesa, explica-lhe porquê.

Thymus vulgaris, no seu nome original, é designada como uma planta medicinal, mesmo antes de ser identificado como uma erva aromática. Está associada ao tratamento de vários sintomas e doenças do dia-a-dia, revelando, inclusive, benefícios contra distúrbios do sistema nervoso ou no alívio das dores menstruais. Mas é na limpeza dos órgãos do corpo que reside o seu principal poder.

O chá de tomilho ou, mais concretamente, a sua tisana, tem efeitos reconhecidos na digestão e como antioxidante. "O tomilho é considerado um ótimo antibiótico natural. A sua ação anti-bacteriana e anti-espamódica ajuda a restabelecer a flora intestinal e a fazer com que a vesícula biliar funcione normalmente o que, por outras palavras, significa que tem uma forte ação na desintoxicação do organismo", salienta Rita Regalo.

Por esse motivo, há 3 situações em que deve ter sempre tomilho por perto:

- Digestão lenta ou pesada;
- Barriga inchada ou gases;
- Gastroentrites;

E não se preocupe, ao contrário da maioria das plantas com algum destes efeitos, o tomilho não é estimulante e não vai retirar o sono a ninguém.


Saiba como preparar uma Tisana de Tomilho

"Para desfrutar dos benefícios do tomilho deverá optar por beber uma chávena a cada refeição", explica a especialista que, refere ainda ser importante "optar por tomilho fresco ou seco (biológico de preferência) para boas tisanas".

Quantidade: Falamos de 15 gramas de folhas de tomilho por chávena (o equivalente a duas colheres de café de tomilho seco, ou de três, no caso de ser fresco).

Modo de preparação: Deixe a água ferver, junte o tomilho e deixe tapado durante 3 a 5 minutos, depois, está pronto a consumir. Além do chá, Rita Regalo sugere ainda que utilize o tomilho para “temperar um bom mix de vegetais (cenouras, batata doce, nabo, courgete) e depois só tem de colocar no forno e deixar apurar.”

Artigo elaborado com apoio de Rita Regalo, especialista de Medicina Tracional Chinesa e Nutrição das Clínicas Hélder Flor

Outros artigos sugeridos

go to top