Uma alteração das hormonas também requer uma alteração do estilo de vida
A experiência da menopausa tem tudo a ver com as hormonas, cujas alterações podem causar impacto em muitas zonas do seu corpo, na pele e no seu estilo de vida. Aqui ficam algumas ideias sobre os impactos e dicas. Consulte os outros artigos da Vichy para obter um aconselhamento mais pormenorizado.
O CÉREBRO
A redução de hormonas pode resultar em oscilações bioquímicas que provocam alterações de humor, lapsos de memória, fadiga, irritabilidade, etc. Assim, é importante manter-se ativa e exercitar o seu cérebro, para que preserve a capacidade de concentração.
O CORAÇÃO
A redução de estrogénio coloca as mulheres em risco acrescido de problemas cardiovasculares. A dieta, a nutrição, o estilo de vida e a idade desempenham um papel fundamental na manutenção de um coração saudável.
OS OSSOS
A taxa de regeneração óssea diminui com a idade. A menopausa aumenta o risco de lesões ósseas, já que a densidade mineral é inferior. Assim, é importante realizar exames regularmente e tomar as medidas necessárias para cuidar dos seus ossos.
A PELE
As alterações na pele são, provavelmente, o sintoma mais visível da menopausa, pois está sujeita a um envelhecimento acelerado. A redução do estrogénio conduz a uma diminuição da capacidade de reter a hidratação; a pele fica menos elástica, mais flácida e sensível. É importante usar produtos específicos com texturas e ingredientes ativos adaptados às necessidades da pele na menopausa.
A ZONA ÍNTIMA
Com a redução do estrogénio, a vagina perde densidade e elasticidade, e poderá sentir maior secura na região da uretra. Isto pode aumentar a sua vontade de urinar e podem ocorrer algumas perdas involuntárias de urina e infeções no trato urinário (ITU). Aumentar o consumo de água e a utilização de suplementos preventivos podem ajudar a evitá-las. Também pode ocorrer alguma irritação ou desconforto devido à falta de lubrificação natural. O seu farmacêutico pode propor-lhe um conjunto de soluções para aliviar estes sintomas.