OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Como arrasar na sua próxima apresentação de trabalho

  • Favoritos

Provas orais na faculdade, reuniões e entrevistas deixam as suas mãos a tremer, a voz parece fugir e as palavras decoradas de forma premeditada ficaram perdidas pelo caminho? Ao longo da vida a sua confiança e capacidade de apresentação podem ser testadas ao limite. Se dá por si a desejar a confiança de um Lobo Wall Street e a capacidade de oralidade de uma Claire Underwood em House of Cards, poderá gostar de saber que existem alguns truques que a vão ajudar.

  • Tenha uma noite descansada - Quando o nervosismo aperta, tem a capacidade de afugentar o sono. Na véspera de uma apresentação importante, a ansiedade vai deixar alguns sintomas que podem e devem ser contrariados. Procure descontrair com música ou um bom filme, aproveitando estes momentos para aplicar uma máscara hidratante (e calmante!) no rosto, que possa refrescar e apaziguar a pele por mais desidratada que se encontre. Diga ainda que não às saídas de última hora para que possa relaxar, descansar a mente e evitar olheiras na manhã seguinte. Também deve evitar beber álcool nestes dias.

  • Seja pontual - Chegue pelo menos meia hora antes de uma apresentação e 10 minutos antes de uma entrevista ou reunião. A sua imagem profissional é assim preservada e ainda tem tempo de rever algumas ideias, quando se foca no seu objetivo. Além disso, qualquer “problema técnico” próprio das apresentações terá margem de manobra para ser solucionado.

  • Escolha o outfit certo - Tente adaptar a sua imagem ao local onde se insere, sem nunca esquecer o seu cunho pessoal. Pense na frase conhecida - vista-se para o trabalho que pretende e não para o que tem. Quanto à maquilhagem, o look natural será sempre mais eficaz. Use um eyeliner, uma máscara e aplique uma base ativa corretora com um efeito prolongado e uma fórmula leve, sem efeito máscara e que corrija as imperfeições sem ficar com um efeito heterogéneo. E se alguma imperfeição a estiver a preocupar, opte por corrigi-la de acordo com o código de cores adaptado à sua pele. E para que nada possa interferir com a sua confiança, termine com um pó de fixação que reforce o efeito da base escolhida e conserve a sua maquilhagem mesmo sob os efeitos mais duros, como a transpiração.

  • Comece  com uma pergunta - A primeira frase é tal e qual uma primeira impressão, aquilo que vai traçar a forma como é ouvida. Uma ótima forma de iniciar é colocar uma pergunta. Pondere qual a questão que pode fazer para suscitar interesse e captar verdadeiramente a atenção de quem quer descobrir a sua resposta. Se não encontrar uma pergunta ideal, opte por partilhar um pensamento pessoal. Saiba com quem está a falar e estude o seu público para que também possa adaptar a linguagem.

  • Durante a sua apresentação ou momento de destaque - Tente criar interação com quem assiste. Comece por dizer ao “público” que espera algumas perguntas no fim, o que provavelmente irá despertar a atenção de todos. Se for um auditório mais digital, pode também pedir que usem o twitter ou outra rede social para partilharem as suas impressões, com um hashtag criado para o momento.

  • Não seja uma estátua - Esta dica pode soar engraçada, mas a forma como o seu corpo se mexe é essencial numa apresentação. Tal como no Poker, não quer demonstrar logo o seu tell e revelar nervosismo, por isso primeiro mantenha-se em movimento com pequenas ações: use as mãos para demonstrar uma ideia, um contacto visual ao longo da sala e nunca só para uma pessoa; e depois vá avançando ao seu ritmo, mas também sem grandes exageros. Acima de tudo, sinta-se confortável.

Produtos sugeridos

  • {Produto_Nome}

    Dermablend

    Color Corrector Pêssego

    Cuidado de rosto localizado

    Disfarçar marcas castanhas

  • {Produto_Nome}

    Dermablend

    Color Corrector Roxo

    Cuidado de rosto localizado

    Ilumina a tez baça

  • Outros artigos sugeridos

    go to top