OK

OKCancelar

Obrigado

Fechar
mediacachable:1

Como adotar um estilo de vida “verde” antes do fim do ano

  • Favoritos

Existe um mito, inspirado por uma certa preguiça, de que para ter consciência ambiental é necessário abolir a utilização de qualquer conforto, ir a pé para o trabalho ou degradar as condições de vida. Nada disso, tal como qualquer mudança de rotina, existe um período de adaptação, mas aqui deve ser iniciado a partir das pequenas mudanças. E porque faltam menos de dois meses para entrar num novo ano, porque não começar já?

Inicie esta jornada com algumas regras simples:

Como adotar um estilo de vida “verde” antes do fim do ano

Diga não ao plástico:

Seja quando compra uma garrafa de água ou quando pede um saco no supermercado. Como alternativa, use sacos reutilizáveis e dê uso a um cantil ou garrafa de vidro que tenha em casa. Imprima o mínimo necessário: as faturas eletrónicas são uma opção útil para abolir gastos desnecessários para o ambiente. Já no seu local de trabalho, também pode sugerir que se guardem documentos online.

Evite andar de carro e organize um “carpool” para o trabalho:

Porque não organizar uma boleia? O caminho sempre será mais divertido.

Não desperdice água:

Enquanto espera que a água aqueça, coloque um balde na banheira e aproveite este excesso regar plantas, fazer limpezas, entre outros.

Dê preferência a embalagens biodegradáveis:

O simples ato de comprar um champô pode ser inspirado por este novo pensamento “verde”. Procure embalagens biodegradáveis,  para que, depois de usado, o produto não faça parte da sua pegada.

Pense duas vezes:

Existe um certo prazer em deitar coisas fora e fazer uma limpeza geral em casa. E só neste momento é que se apercebe da quantidade de “coisas” que acumulamos nas nossas casas. Evite chegar a este ponto e reflita bem no momento de adquirir um prato em forma de cacto que não vai utilizar, aquele quadro que até chama por si, ou a peça de roupa igual a outras cinco que tem no armário. A redução do desperdício começa na compra. Menos é mesmo mais. Deixe-se inspirar na literatura: conheça alguns livros para a podem inspirar nesta mudança:

  • “O mundo sem nós” de Alan Weisman - uma abordagem única sobre o impacto da humanidade no planeta. É uma narrativa que a leva a imaginar a Terra sem a nossa presença, movendo a consciencialização para o peso real da pegada de carbono.
  • “Lorax”, por Dr. Seuss - Não pense que este é apenas um livro infantil, assenta na temática e é adaptado a todas as idades. O que faz desta, uma bela história antes de deitar os mais novos, afinal de pequenino se torce o pepino. Dr. Seuss criou esta personagem marcante com uma mensagem ambiental bem audível. Aborda o progresso insensato e o perigo de uma sobre-exploração dos recursos.
  • “Me and Marvin Gardens”, de Anna Monders -  Se está confortável com o Inglês, este é um livro recomendado. Conta a história de Obe Devlin um entusiasta pela natureza, que passa a vida na floresta. Ao longo do livro, vai percebendo o efeito da poluição neste seu amor, com efeito nos rios e animais.

Produtos sugeridos

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Detox

    Champôs

    Champô purificante para cabelo e couro cabeludo com tendência a ficar oleoso

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Nutri Protein

    Champôs

    Champô nutritivo para cabelo seco

  • Novo

    {Produto_Nome}

    Dercos Nutrients

    Champô Seco Detox

    Champôs

    Champô seco purificante para cabelo e couro cabeludo com tendência a ficar oleoso, sem passar por água

  • Outros artigos sugeridos

    go to top