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Aquilo que comemos pode causar acne?

Aquilo que comemos pode causar acne?
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Acne: a chatice à flor da pele que nenhuma mulher quer encontrar. Se sofre com este problema, provavelmente já experimentou várias fórmulas, introduzidas na sua rotina de beleza, mas será que a alimentação também deve ser algo a ter em conta? É errado dizermos que aquilo que comemos provoca acne, mas será que não pode despoletar alguns dos seus sintomas? Saiba quais são os maiores inimigos de uma pele com tendência acneica.

A alimentação e a acne:

Apesar das nossas escolhas de alimentação não determinarem se a nossa pele irá ter acne, podem ter, de facto, algum impacto nas temíveis borbulhas, pontos negros, no aumento da oleosidade da pele, entre outros fenómenos relacionados.(1) Sabemos que a acne é uma inflamação que se dá quando se assiste a um aumento irregular da produção de sebo, pelo que faz sentido que tentemos evitar comidas que possam causar uma sobre-estimulação das hormonas associadas à produção de oleosidade cutânea. Descubra o que deve riscar da sua lista já, já:

Há algumas comidas, ditas saudáveis, que podem não ajudar a pele com tendência acneica, nomeadamente alguns produtos sem gordura ou “low fat” que podem conter suplementos e aditivos de sabor que ajudam a promover a inflamação cutânea.

Bolos e alimentos que contenham farinha branca na sua confeção.

Quando os consome estará a dar ao organismo um carboidrato que impulsiona a produção de insulina, e esse pico poderá causar inflamação, contribuindo para estimular as hormonas que aumentam a produção de sebo.(2)

Alimentos fritos, como as batatas.

A gordura associada a este tipo de confeção acaba por também ser prejudicial, já para não falar nas calorias extra que pode evitar.

Leite, queijo, iogurtes.

Os derivados do leite são sempre vistos como culpados no aumento das imperfeições causadas pela tendência à acne. De facto, as hormonas disponíveis nestes alimentos também vão aumentar a produção de sebo.(3) Sendo assim, experimente leite de amêndoa, soja ou arroz, como alternativa.

As chamadas carnes vermelhas.

Com um efeito inflamatório, esta é uma carne que poderá conter gordura saturada, prejudicial para a sua pele. Procure ingerir ómega 3 em alimentos mais amigos da sua pele, como o salmão, frango ou pescada.

Que ingredientes pode e deve consumir?

Zinco:

Encontrado no alho e nas sementes de girassol.

Selénio:

Em carnes brancas e marisco.

Vitamina A:

Ovos, abóbora e batata doce - os alimentos ricos em betacaroteno contém propriedades anti-inflamatórias que são boas aliadas da sua pele.

Vitamina C:

Sementes de Goji, limão, abacaxi, laranjas.

Ómega 3:

Em peixe, salmão ou sardinhas, sementes de chia (4) ou nozes.

Folhas verdes:

Como os espinafres, podem ajudar a eliminar algumas impurezas do corpo que quando não são expelidas podem encorajar fenómenos inflamatórios, como a acne.

Chá verde e frutos vermelhos:

Por serem ricos em antioxidantes também contém propriedades anti-inflamatórias.

E ainda os probióticos:

Encontrados nalguns iogurtes, chocolate negro, ou no chá kombucha.

[1] Kucharska, A. et al, 'Significance of diet in treated and untreated acne vulgaris' in Postepy Dermatology Allergology 33.2 (2016) pp. 81-86 [Accessible at:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4884775/]
[2] Katta, R. et al, 'Diet and Dermatology: The Role of Dietary Intervention in Skin Disease' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology7.7 (2014) pp. 46-51 [Accessibe at https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4106357/]
[3] Katta, R. et al, 'Diet and Dermatology: The Role of Dietary Intervention in Skin Disease' in The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology7.7 (2014) pp. 46-51 [Accessibe at https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4106357/]
[4] Pappas, A. 'The relationship of diet and acne' in Dermato Endocrinology 1.5 (2009) pp. 262-267 [Accessible at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2836431/]

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