Somos o que comemos
As variações de peso são frequentes durante a menopausa e com ela torna-se mais difícil perder os quilos a mais. Isto deve-se principalmente às alterações hormonais e a um metabolismo mais lento.
Muitas vezes, o que comemos pode ajudar a contrabalançar o impacto das alterações hormonais. Durante a menopausa, isso torna-se especialmente relevante, já que pode ajudar a atenuar a maioria dos sintomas.
O PARA FACILITAR O PROCESSO DE AJUSTE, SIGA ESTAS RECOMENDAÇÕES
PARA OS AFRONTAMENTOS
Para manter o seu corpo naturalmente fresco, consuma alimentos ricos em água, como melancia, saladas verdes, hortelã e coco. Evite café, alimentos condimentados, chocolate e álcool, particularmente à noite, uma vez que são estimulantes e podem despoletar calores noturnos.
PARA AS INSÓNIAS E O CANSAÇO
Consumir alimentos ricos em açúcar pode far-lhe energia rapidamente, mas esse aumento repentino nos níveis de glucose resulta, a médio prazo, numa sensação de fadiga e cansaço. Algumas infusões, como de camomila, podem ajudar com os problemas de sono. E lembre-se: adoce o seu chá com mel em vez de açúcar.
PARA A PELE SECA
Para normalizar os níveis hormonais, aconselha-se o consumo de vegetais e frutos secos, como as amêndoas, uma vez que contêm vitamina E, zinco e cálcio e são ricas em ómegas 3 e 9. Um cuidado específico para pele madura também pode ajudar a compensar a perda de hidratação e densidade da pele.
PARA A PERDA DE DENSIDADE ÓSSEA
Para ajudar a manter o cálcio nos ossos, opte por alimentos mais alcalinos, como frutos secos, vegetais, fruta e iogurte. Os alimentos ricos em magnésio também desempenham um papel importante, já que contribuem para manter a regeneração óssea e para reduzir o risco de osteoporose. Não se esqueça de controlar o seu peso, uma vez que o excesso de peso pode aumentar a pressão sobre os ossos.
PARA O GANHO DE PESO
Controlar o seu peso é importante durante a menopausa. As mulheres precisam de ingerir menos calorias à medida que envelhecem. Essa é a razão pela qual evitar o açúcar e consumir hidratos de carbono complexos, como as lentilhas, que permitem manter o corpo saciado durante mais tempo, são bons hábitos para adquirir nesta fase. Cereais e alimentos integrais também são aconselhados para manter o nível de açúcar no sangue equilibrado.