A tremer de frio assim que sai de casa? A humidade, o vento seco, as baixas temperaturas e as condições climatéricas adversas têm uma grande influência na pele. Não é só aquele bronzeado bonito que se perde durante o inverno; há mais sinais a ter em conta e a sua rotina de beleza precisa de ser adaptada aos dias menos soalheiros.
Qual o efeito da temperatura mais baixa na pele?
É simples, com os graus a diminuir existe menos humidade no ar. E é a sua hidratação que sofre um desequilíbrio, já que a barreira protetora da pele fica afetada e mais suscetível de perder água. Traduzindo: A pele fica mais seca, desidratada e sensível.
O que fazer em 6 passos?
1- Troque os produtos de limpeza à base de água para aqueles com fórmulas emolientes, isto é mais cremosas e hidratantes, como o Leite de Limpeza Pureté Thermale de Vichy. Assim, estará a retirar os resíduos enquanto deixa a pele um pouco mais hidratada.
2- Introduza um sérum entre a limpeza e o creme de dia, para uma proteção e um boost de hidratação extra, como o Sérum Aqualia, da Vichy.
3- Troque o seu hidratante durante o inverno, mas mantenha a proteção solar. Substitua o seu creme de dia para uma fórmula que lhe garanta a hidratação adequada à altura do ano em que está.
4- Evite os banhos ou duches com temperaturas muito elevadas. Apesar de aquecer as manhãs mais frias vai estar a retirar todos os óleos naturais da pele, assim como a deixá-la mais seca e desprotegida.
5- Dê preferência a gamas hipoalergénicas (durante todo o ano). São mais suaves e não vão agredir uma pele já irritada. Procure ingredientes como glicerina ou manteiga de karité nas suas fórmulas.
6- Use roupas com fibras naturais, como o algodão, que permitem que a pele respire.