OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Adipócitos

Localizados na hipoderme, os adipócitos são as células de reserva programadas para armazenar, sob a forma de gordura, os excedentes nutricionais não utilizados pelo organismo. Os três períodos de constituição dos adipócitos são os três últimos meses de gravidez (de acordo com os hábitos nutricionais da mãe), o primeiro ano pós-natal e o início da adolescência.

adipocyte_GP

No coração da hipoderme

A camada mais profunda da pele, composta por tecidos adiposos (formados por adipócitos) e por tecidos conjuntivos. A hipoderme tem uma espessura variável dependendo da localização (estreita na fronte, larga nos glúteos). Representa 15 a 30% do peso corporal (entre 8 a 20 kg).
O papel principal da hipoderme é armazenar reservas energéticas para o organismo. Serve de interface entre a derme e as estruturas móveis situadas abaixo desta (músculos, tendões, etc.). Também protege o organismo dos choques e constitui uma manta térmica. Com a idade, o desaparecimento dos septos conjuntivos entre os lóbulos de adipócitos provoca o abatimento dos tecidos e à perda de densidade cutânea.

adipocyte_LP_box

Índice da pele