Qual é a diferença entre um desodorizante e um antitranspirante?
Estudos(1) mostram que cerca de 23% das mulheres e 13,8% dos homens relatam pelo menos uma reação cutânea adversa por ano causada por um produto de cuidado pessoal. Na verdade(2), os desodorizantes e antitranspirantes são dois dos produtos de cuidado pessoal mais frequentemente testados, já que milhões de consumidores os aplicam nas axilas todos os dias(3) e, consequentemente, sofrem de sensibilidade e outras reações na pele.
A transpiração não tem odor, só adquire cheiro quando reage às bactérias presentes na pele. Todas as pessoas têm bactérias na pele, mas a reação à transpiração varia de pessoa para pessoa.
Existem duas formas de bloquear o odor: disfarçando o cheiro ou impedindo a transpiração.
O desodorizante, um bloqueador de cheiro, é usado para desodorizar ou disfarçar o cheiro causado por esta reação às bactérias. Por sua vez, o antitranspirante, um bloqueador de transpiração, é usado para impedir a transpiração. As fórmulas são concebidas para obstruir os poros das axilas, impedindo que a transpiração passe e reaja às bactérias. Como não há transpiração, não há reação às bactérias e, por isso, não há odor(3).