OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar

Previous

QUAIS SÃO OS SINAIS CLÍNICOS DA QUEDA DE CABELO?

Como é definido o fenómeno da queda de cabelo?

J-F. M.: Não há um único fenómeno de queda de cabelo mas sim uma variedade de diferentes fenómenos. Sem entrar em demasiados detalhes, pode-se dizer que existem dois principais tipos de alopecia.Alopecia androgenética é a forma mais comum e afeta mais de metade dos homens durante a sua vida, mas também as mulheres na pós-menopausa. Envolve a redução do tamanho do folículo capilar em vez da sua perda. A outra forma mais comum de alopecia, onde a queda de cabelo é designada effluvium, a queda é significativa, repentina e difusa. Este tipo de alopecia inclui effluvium anagénico e telogénico.
Effluvium telogénico acelera a fase natural de queda capilar enquanto que o effluvium anagénico interrompe prematuramente a fase de crescimento do cabelo.

Os sinais clínicos associados à queda de cabelo são diferentes dependendo da causa (hormonal, sazonal etc.)?

J-F.M: Sim, existem diferenças significativas entre os diferentes tipos de alopecia. 

Nos pacientes com alopecia androgenética (queda de cabelo relacionada com as hormonas masculinas), existe uma queda lenta e progressiva na densidade do cabelo nas áreas afetadas do couro cabeludo que são diferentes nos homens e nas mulheres. 

Na alopecia mais grave, também conhecida por alopecia areata, existem sinais de inflamação localizada no couro cabeludo e a queda de cabelo ocorre em fragmentos medindo alguns centímetros, podendo se entender ao resto do couro cabeludo.

Por último, na alopecia difusa, seja effluvium anagénico ou telogénico, a queda de cabelo ocorre de maneira uniforme ao longo do couro cabeludo. Este tipo de queda de cabelo é provocada por uma deficiência nutricional, stress, efeito secundário da medicação, distúrbios hormonais, e também, com menor dimensão, as mudanças de estação.

Os sinais clínicos associados à queda de cabelo são os mesmos para homens e mulheres?

J-F.M: Quando falamos de alopecia androgenética, os sinais clínicos são diferentes entre homens e mulheres. Os homens perdem densidade capilar no vértice (topo do crânio) e nos lóbulos frontais, enquanto as mulheres perdem cabelo essencialmente no topo do crânio e na coroa. Para alopecia difusa dos tipos effluvium anagénico e telogénico, os sinais clínicos são os mesmos para ambos os sexos. É necessário realçar que as mulheres têm mais tendência a desenvolver effluvium telogénico porque sofrem mais vezes de deficiências nutricionais (ferro ou zinco, por exemplo), e claro que só as mulheres vivenciam a gravidez, e as mudanças hormonais que advém daí - tanto antes como depois do parto!

Cuidados Anti queda de Cabelo

Para abrandar com eficácia a queda de cabelo, a gama Dercos de Vichy sugere cuidados anti-queda fáceis de usar. Descubra os produtos de cuidado anti-queda de cabelo Vichy, que podem ajudar a combater este problema.

Não há um único fenómeno de queda de cabelo mas sim uma variedade de diferentes fenómenos.

Skinconsult

DIAGNÓSTICO DE PELE BASEADO NUM ALGORITMO DE ENVELHECIMENTO DESENVOLVIDO COM DERMATOLOGISTAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

1 minuto
para analisar
a tua pele

Tira uma selfie

Preenche o perfil

Descobre a tua rotina de skincare personalizada

v_woman.jpg
Linhas finasA tua força
Rugas dos
olhos
A tua prioridade
Falta de firmeza

Faz um
Diagnóstico de pele

circle1circle2circle3circle4