OK

OK Cancelar

Obrigado

Fechar
Previous

COURO CABELUDO E ETNIAS

Previous

COURO CABELUDO E ETNIAS

Todos diferentes, todos iguais! Um só ADN, uma só espécie humana. No entanto, o novo domínio de epigenética (um ramo que não descodifica genes mas sim descreve a sua diferente atividade e expressão nos humanos) permite recolher variações numa só partição. Se a estrutura do couro cabeludo permanece comparável, a produção de sebo varia entre etnias, sendo a mais significativa encontrada em Africanos/ Africano-americanos, Caucasianos, enquanto sujeitos de etnia Asiática (e na maioria dos Indianos), a excreção sebácea é baixa.
Como visto anteriormente, a prevalência de sensibilidade no couro cabeludo e caspa tem diferentes níveis de gravidade. O tamanho dos folículos capilares, ancorados profundamente no couro cabeludo, difere largamente entre humanos: alguns encontram-se implementados em linha reta, outros curvos. Isto explica em grande parte a forma final do cabelo, desde liso, encaracolado, ou crespo. A velocidade de crescimento de cabelo, volume, e densidade variam também. Se os Caucasianos têm mais densidade no cabelo, maior velocidade de crescimento, os seus fios de cabelo são em média mais finos. Os Africanos observam uma menor velocidade de crescimento, e os Asiáticos apresentam os fios de cabelo mais densos, apesar de apresentarem menos densidade capilar do que os Caucasianos. 
A presença e desenvolvimento de Alopecia, e o envelhecimento capilar, obedecem a estes padrões multifacetados. Etnia humana está também associada a diferentes culturas: cuidados para o cabelo e couro cabeludo variam muito entre culturas. Alguns aplicam óleos regularmente enquanto outros procuram deixar o couro cabeludo sem produto. O mesmo se aplica na frequência de lavagem do cabelo, sendo que por exemplo as mulheres Coreanas declaram lavar o cabelo duas vezes por dia. A Cultura e hábitos de beleza contribuem então para amplificar a diversidade natural e biológica das etnias humanas.

IMPORTANTE RELEMBRAR

A extraordinariamente diversa paleta de variações naturais e hábitos culturais no cuidado do couro cabeludo e cabelo é muito importante para o desenvolvimento de produtos específicos e perfeitamente adaptados às situações locais. Em suma, é crucial adotar uma perspetiva "Glocal" que pensa globalmente mas atua localmente.

Ethnic_scalp