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Sumo de laranja ou elixir de beleza?

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Estamos todos cada vez mais conscientes da importância de consumir cada vez mais frutas e vegetais de folhas verdes mas, quando o assunto é a vitamina C, há uma vencedora que não perde o trono: a laranja.

Crescemos a ouvir que são a fruta a ter por perto para prevenir gripes e constipações e, em Portugal, sabemos que as podemos consumir dentro de época precisamente quando mais precisamos: no inverno.

Mas e se lhe dissermos que, nestes dias frios, a laranja que tem na fruteira pode também ser o elixir de beleza certo para a sua pele? Fique já a saber que, mesmo se não for fã do fruto, a casca pode ser triturada e transformada em pasta para uma máscara caseira. Ainda assim, duvidamos que não a queira também incluir na alimentação, de diversas formas e feitios, depois do que temos para lhe dizer.

Para além de ser um fruto envolto em antioxidantes que a pele adora, mesmo nas suas formas mais pequenas ou quando de tamanho médio, é provável que contenha até ⅔ da ingestão diária recomendada de vitamina C.  Os especialistas em Dermatologia e Nutrição, Nina Roos e Raphael Gruman respetivamente, explicam como tirar ainda mais partido destes benefícios:

Boas notícias: as laranjas já ajudam a sua pele a ter um aspeto mais saudável

Não só são um fruto com boa aparência, cheiro e sabor, como ainda fazem maravilhas por si. Nina Roos começa por declarar que, tal como todas as frutas cítricas, as laranjas são fontes de vitamina C, que estimula o colágeno – responsável por dar à pele uma aparência mais preenchida e, por isso, livre de algumas rugas. No entanto, outro dos seus benefícios é a proteção da epiderme das agressões externas, contrariando assim os danos causados pela exposição excessiva à poluição ou aos danos do sol.

A sua cor viva deve-se ainda a um pigmento conhecido por betacaroteno, a que também poderá chamar “pró-vitamina A” já que combate os sinais visíveis de envelhecimento. Finalmente, as laranjas são também fontes de antioxidantes, impulsionando, desta forma, a reparação celular enquanto neutraliza o stress provocado na pele pelos raios UV.

Outros alimentos com grandes níveis de betacaroteno – abóbora, cenoura, batata-doce, limões e kiwis.

E então, qual a melhor forma de consumir a laranja? Gruman não tem dúvidas: crua

Quando falamos de pequenos luxos diários, nada como começar a manhã com um copo de sumo de laranja acabado de espremer. O especialista indica, contudo, que o ideal é bebê-lo mesmo imediatamente depois de ter sido feito, evitando a perda de vitaminas essenciais. Quanto mais tempo é deixado em repouso, menor potencial terá a vitamina C para a sua pele.

Pela mesma razão, é sempre melhor comer laranjas ao natural do que cozinhá-las. Este é um fruto em que as vitaminas e minerais que contém são extremamente sensíveis à luz e calor. Por outras palavras: quanto menos fizer com as laranjas, melhor. Algumas fatias em saladas frescas, ou adicionadas a uma sobremesa, são formas simples e rápidas de adicionar laranja à sua alimentação, com todos os seus benefícios.

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