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Respirar para perder barriga

Exibir um ventre ultra plano, sem passar pelos abdominais, é possível ! Como ? A solução pode ser mais simples do que parece: aprender a respirar.


Respire fundo. A sua barriga mexe? Provavelmente pouco. Agora, recorde a barriga de um bebé que vai e vem descontraída e relaxada. Aprender a respirar é tão importante para si como para o seu « six-pack ». Só tem de descobrir como tirar partido disso.

Respirar para perder barriga: É mesmo verdade ?

Sim, a forma como respiramos pode mesmo fazer milagres na nossa barriga. Que se preparem todos os céticos, que estão convencidos de que apenas uma boa série intensiva de abdominais pode tratar as barrigas com tendência a acumularem gordurinhas. Este artigo vem mostrar que não é bem assim. Miguel Morais, professor de Yoga, explica que com a respiração adequada e a ativação dos músculos abdominais, especialmente os mais profundos, resultam muitos benefícios, entre eles a redução do volume da barriga: “Embora não seja este o propósito da prática do Yoga, as posturas físicas são permanentemente acompanhadas por uma respiração calma e profunda e pela ativação dos músculos abdominais para alinhamento postural e fortalecimento daqueles músculos. Entre os inúmeros benefícios, destaco o alívio da coluna vertebral e a redução do volume abdominal – as barrigas lisas - quer pela eliminação de gorduras, quer pelo rejuvenescimento dos próprios músculos. Bem praticado, o Yoga, e os seus exercícios respiratórios atuam sobre alguns músculos abdominais altamente profundos, além de relaxarem a mente.". salienta o especialista.


E porque é que isto é assim? Um pequeno curso de anatomia.

O transverso, para além de ser o músculo abdominal mais profundo, rodeia o abdómen e estabiliza o tronco. Com fibras horizontais, quando se contrai, reduz o diâmetro da área abdominal solicitando, intensivamente, a área. Bem musculado, funcionará como uma bainha e garantirá uma barriga lisa.

Exercícios para respirar e emagrecer o ventre


« Inspire, expire ». Para obter um ventre extra-liso, o segredo está em trabalhar a tonificação, em vez do volume. Recomendamos que alongue, deitada de costas, com os joelhos dobrados e os pés no chão, respire fundo, sustenha o ar, o máximo de tempo possível, tentando nivelar a parte inferior das costas no chão, de forma a aplicar o esforço totalmente nos músculos profundos do abdômen. Se necessário, coloque uma mão sobre a barriga de forma a sentir a contração. Normalmente, nesta altura, toda a zona abdominal se retrai. Mantenha-se nesta posição durante, pelo menos, 10 segundos. Depois, relaxe lentamente.

Este exercício pode ser praticado em quase todas as circunstâncias: de manhã, ainda na cama, de pé ou sentada, no carro ou quando estiver ao computador.

Em casa, não hesite em improvisar uma pequena sessão destas para conseguir uma barriga de fazer inveja. Utilize um colchão para as suas costas não se ressentirem e repita o exercício, todos os dias. Os efeitos de tonificação dos seus abdominais vão sentir-se cada vez mais. Pronta para começar?

Artigo realizado com o apoio de Miguel Morais, professor de Yoga no espaço YOGA SHANKARA.

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