This site is currently under maintenance.
Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

This site is currently under maintenance.

Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

  • research
  • Points de vente

5 conselhos para ser mais organizada

Nº1 Aponte e faça listas

Atenção, estamos a falar de algo metódico e não de 20 listas em cadernos diferentes. Utilize um único local para apontar, smartphone ou caderno, e ande sempre com ele na carteira. Fazer uma lista é uma boa forma de economizar tempo e de selecionar o que realmente é importante para si, hierarquicamente. Colocar os assuntos por pontos retrata a organização de hábitos, projetos, desejos e até de necessidades. Quem não se lembra da lista de prós e contras dos filmes de adolescentes para escolher o homem certo? Sabemos que hoje já não precisamos desse tipo de apontamentos, mas saiba que a lógica nem era assim tão desprovida de sentido. Até porque “definir os passos para cumprir um objetivo é meio caminho andando para lá chegar”- explica Bárbara Ramos Dias.E, claro, não se esqueça de riscar tarefas, é um processo que até pode até ser relaxante. Já alguma vez chegou a casa com tudo comprado de uma lista de supermercado onde estava tudo? Além de poupar dinheiro, não corre o risco de se esquecer dos ovos para aquela tarte especial.

A lista das listas : Todas as áreas da nossa vida podem ser listadas: casa, trabalho, saúde, beleza, desejos, hotéis, livros para ler. Há sempre bons pretextos para listar. Mas como é que pode garantir que realmente cumpre aquilo que escreveu? Além do compromisso consigo mesma, que acabámos referir, podemos ainda recomendar-lhe aplicações para lhe dar o “empurrão” de que necessita, tais como a Wunderlist, a Keep ou a Notes. Estas aplicações vão relembrá-la daquilo que tem « por fazer », vão ajudá-la a definir objetivos, vão acompanhar o seu desempenho, apontar as suas notas e ideias e, até, sincronizar tarefas com os seus familiares e amigos.

N°2 Deitar fora, dar, selecionar… Agora!

Escolher. Bem sabemos o quanto uma peça pode parecer ser importante, mas quer um conselho? Faça a seguinte questão: Há quanto tempo não usa esta peça? Esta pergunta é válida para livros, cds, papéis, utensílios de cozinha,... São realmente importantes? Utiliza tudo? É certo que há coisas que têm valor sentimental, mas duvidamos, seriamente, que tanta emoção caiba nas suas gavetas. Verá que quando começar a fazer uma seleção do que realmente precisa e a libertar espaço nos seus armários, tudo vai começar a parecer mais organizado “Ao arrumar as gavetas da sua casa, estará, em simultâneo, a organizar a sua cabeça e os seus pensamentos. Sentir-se-á melhor e a sua autoestima ficará reforçada.» - Explica a psicóloga. Outro ponto importante, em todo este processo, é a separação da roupa por estações. Pode utilizar sacos de vácuo para colocar as suas roupas numa caixa própria até à próxima estação e ainda vai sentir o cheirinho a lavado passados vários meses.

Sabia que? Ao mesmo tempo que toma decisões importantes e faz escolhas, está a trabalhar sobre a sua confiança. Segundo a especialista “ter iniciativa em relação a itens próprios, decidir se ‘ficam’ ou ‘vão’, reforça a sua confiança - útil para outros setores da sua vida”.

N°3 Crie e gira o seu próprio tempo

A gestão do tempo: este é um tópico que daria « pano para mangas »! Comece por fazer um mapa de horas e tome nota do tempo que gastou alocado a cada projeto durante uma semana. Seja verdadeira. Quanto tempo levou a ler e-mails? E quanto tempo perdeu a ir de uma reunião para outra? Quantos minutos esteve ao telefone com uma amiga? E a fazer o jantar? Aponte tudo, seja minuciosa. Garantimos-lhe que vai encontrar alguns focos de má gestão rapidamente. Se fizer esta ação durante um mês vai, igualmente, ajudá-la a perceber o que lhe « tira » mais tempo e o que, por outro lado, está a fazer de forma correta. A partir desta análise, poderá reequilibrar e gerir tudo melhor. E atenção: não se esqueça de registar os minutos passados nas redes sociais ao longo do dia. É provável que se surpreenda com o número de horas que isso representa ao final de um mês.

N°4 Trabalho de grupo

Sabe como é importante trabalhar em equipa, mas provavelmente não tem a noção real do quanto pode ajudá-la a gerir melhor o seu bem precioso: o tempo. Um dos princípios mais importantes da organização é saber delegar. Seja em casa, seja no escritório. Organizar o mundo à sua volta tem de começar com pequenos gestos e nada como utilizar a sua família como cobaia.

Comece por ensinar aos seus filhos a importância de fazer todas as tarefas de casa e troque “serviços” com eles. Faça tudo por etapas e vai ver que ao fim de uns tempos já verá os resultados.

N°5 Um lugar para cada coisa

Não guarde uma cópia de cada objeto. Ordene por tema e em caixas personalizadas a gosto (por exemplo, pode forrar com recortes de revistas algumas caixas de sapatos que já não usa e depois plastificar). Assim, poderá organizar os seus batons, medicamentos, o seu kit de costura ou de DIY.

No seu closet, mantenha as roupas arrumadas por género e cor (casacos, blazers, vestidos, saias, blusas) e o mesmo se aplica às suas gavetas. Aplique pequenas divisões / separações para organizar a roupa interior, as meias, os lenços ou os cintos. O objetivo? Não sobrepor! Já sabe que é o primeiro passo para voltar ao seu ex-caos « organizado ». Além disso, vai reparar que quando sabe onde está tudo, poupa muito tempo. Uma casa arrumada traz tranquilidade, equilíbrio emocional e proporciona uma melhor gestão de tempo. Ao organizar a casa o processo de  alterar pequenos hábitos e rotinas torna-se mais simples. Ganhe tempo de qualidade e faça o que realmente lhe dá prazer. »- Remata a psicóloga.

Artigo realizado com o apoio de Bárbara Ramos Dias, Psicóloga clínica e Brd Teen - Psicóloga do Adolescente.

Escrito

O nosso produto icónico

15230Skin Sleep00IDEALIAvisageAnti-envelhecimento
{Produto_Nome}

IDEALIA

Skin Sleep

Bálsamo em gel reparador noite

Mais lidos

Rosto

10 Dicas para Relaxar

Reunimos 10 conselhos práticos que a vão ajudar a desfrutar melhor do dia-a-dia, aproveitando o que cada momento tem para oferecer!

leia o artigo

Rosto

Slow Life, Quick happiness

Já ouviu falar do movimento Slow Life? Estivemos a investigar e podemos garantir-lhe: tem tudo para ser a via mais rápida para a felicidade (mesmo que a velocidade esteja proibida nesta nova forma de estar e encarar a vida).

leia o artigo

go to top