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10 Dicas para Relaxar

Nunca desligamos. Às vezes, nem em férias. Preocupamo-nos, fazemos mil e uma tarefas em simultâneo, temos novas ideias o tempo todo e quase que é preciso que nos lembremos de aproveitar o que está a acontecer para o conseguirmos fazer. Este cenário é-lhe familiar? Reunimos 10 conselhos práticos que a vão ajudar a desfrutar melhor do dia-a-dia, aproveitando o que cada momento tem para oferecer!

1. Dormir: É mesmo muito, muito, muito importante que durma aproximadamente 8 horas por noite. O número varia de acordo com o organismo de cada um, sendo comummente recomendado, entre adultos, um prática regular de 7 a 9 horas de sono. Para além de vital para a atividade cerebral, é ainda muito importante para a renovação celular e para uma pele mais saudável e bonita. É o passo número 1 já que enquanto não lhe conceder a prioridade necessária, mais nenhum irá funcionar corretamente.

2. Espreguiçar: Reserve os primeiros minutos do seu dia a esta atividade. Espreguiçar desperta o cérebro e os músculos.

3. Caminhar: Não precisa de correr. E mesmo nos dias em que não conseguir cumprir a sua rotina de treino, nada está perdido. Múltiplos estudos revelam vantagens incríveis de caminhadas de apenas 20 a 30 minutos diárias. Aproveite enquanto os dias ainda são compridos e dedique esse tempo a pensamentos relaxantes.

4. Listas mentais: Antes de dormir, faça uma lista mental do que lhe correu bem no dia que passou e deite-se celebrando cada um desses feitos. Ao acordar, planeie o dia que tem pela frente. A organização vai tornar o dia seguinte mais tranquilo e com menos imprevistos.

5. Cuide de si: O dia é suficiente para fazer tudo o que precisa (repita connosco) e mesmo que não seja, há mais dias. Nenhuma hora preenchida, dia difícil ou trânsito caótico deve ser desculpa para não cuidar de si, cumprir as suas rotinas de beleza ou simplesmente relaxar no banho, ao som da sua playlist favorita. Faça de si a sua prioridade.

6. Conecte-se, mas no mundo físico: sabe aquela amiga com quem fala no chat regularmente, mas que não se lembra da última vez que a viu? Marque um café.

7. Não deixe o telemóvel entrar no quarto: Insista num despertador tradicional, sem luzes LED, ecrãs touch e, sobretudo, sem notificações de tudo e mais alguma coisa. São só algumas horas, e o seu organismo irá agradecer-lhe.

8. Leia: ler, mesmo que uma revista, sem mais nenhuma tarefa em simultâneo, é um excelente exercício de foco e descontração. Se o fizer antes de dormir, em vez de ligar a televisão ou o computador, ajuda ainda a que o seu cérebro comece a preparar-se para descansar.

9. Respire fundo: nos momentos em que tudo se torna caótico, em que não sabe como reagir, o que fazer ou para onde se virar, lembre-se de respirar fundo. São apenas uns segundos, mas os suficientes para conseguir mentalizar-se do que precisa.

10. Aromaterapia: o seu espaço, a sua casa e essencialmente o seu quarto, devem ser um bom ambiente. Invista em velas ou incensos com aromas tradicionalmente relaxantes, como o da lavanda, eucalipto ou hortelã.

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