Notificação de Newsletter

Quero manter-me informado/a de todas as novidades da marca

  • research
  • Points de vente
  • newsletter
  • My Skin

Skin life blog

Capilares

Queda de cabelo:
processo normal ou sinal revelador de um problema?

Avec

Pascale MoraPascale MoraEncarregado das comunicações científicas da Vichy

Quinze, vinte e dois, quarenta e seis... Os cabelos que ficam na sua almofada ou no lavatório parecem multiplicar-se a cada dia que passa e você pergunta-se se isso é normal ou se está a perder cabelo.

Tudo depende do número

Comecemos por definir a queda de cabelo "normal". Pedimos a Pascale Mora, responsável pela Comunicação científica da Vichy,  para nos dar algumas explicações. Segundo Pascale, "90 a 95 por cento dos cabelos de uma pessoa saudável estão sempre em fase de crescimento. Os restantes 5 a 10 por cento estão inactivos e prestes a cair". Mas Pascale apressa-se a garantir: "Felizmente, os folículos capilares são independentes uns dos outros de modo a que não percamos todos os cabelos ao mesmo tempo! "Permanecem mais cabelos do que as poucas dezenas que perdemos por dia. Quantos cabelos podemos perder? Pascale Mora: "É normal perder entre cinquenta e 100 cabelos por dia. Não fique alarmada se encontrar algumas dezenas de cabelos na sua escova. Por outro lado, se a sua almofada estiver coberta de cabelos de manhã ou se encontrar um punhado de cabelos no duche, é provável que esteja a perder demasiados. "

E qual o papel das hormonas nesta questão?

Devido à influência da exposição sazonal ao Sol sobre as hormonas esteróides, todos os mamíferos, incluindo o ser humano, têm tendência a perder mais pelos ou cabelos no Outono. A testosterona, a hormona masculina que acelera o crescimento piloso nos homens, também contribui para uma queda de cabelo diária mais marcada.As variações hormonais estão na origem da perda significativa de cabelo de que as jovens mães padecem frequentemente. De facto, os cabelos que deviam ter caído durante os nove meses anteriores são retidos pelas hormonas da gravidez. Assim que os níveis de estrogénio regressam ao normal após o parto, estes cabelos perdem a sua ligação hormonal e caem. No entanto, este processo é temporário e, geralmente, normaliza-se ao fim de alguns meses.Por outro lado, um choque físico ou emocional (morte, divórcio, operação cirúrgica significativa) pode provocar uma queda súbita de cabelo três a quatro meses após o evento em questão. Também neste caso, as hormonas são as responsáveis mas, à medida que o organismo e a moral se restabelecem, os cabelos retomam o seu ciclo habitual.

Não ganhe cabelos brancos!

Mesmo que perca uma quantidade de cabelos que lhe pareça significativa, se continuar a ter um crescimento normal e se a densidade do seu cabelo permanecer estável, não há motivo para preocupações. Por outro lado, se o seu cabelo perder volume visivelmente ou se constatar que determinadas zonas ficam desguarnecidas, consulte o seu farmacêutico. Se a queda for súbita ou grave, não hesite em consultar um dermatologista. Este especialista poderá descobrir problemas ou patologias subjacentes (carência de ferro, distúrbios da tiróide ou hormonais, efeitos secundários de certos medicamentos...) que podem contribuir para a queda de cabelo.

Soluções Vichy

Comentar o artigo

My Skin

Deverá fazer login para deixar um comentário

COM MY SKIN

Beneficie de um acompanhamento personalizado da sua pele, partilhe com os membros da comunidade my skin e aproveite os privilégios exclusivos.

Registe-se