Notificação de Newsletter

Quero manter-me informado/a de todas as novidades da marca

  • research
  • Points de vente
  • newsletter
  • My Skin

Skin life blog

Anti-envelhecimento

Manchas
Já ?

Avec

Letizia CarnevaleLetizia CarnevaleMaquilhadora Internacional

Dr Joelle SebaounDr. Joelle Sebaoun Dermatologista

Quando uma mulher detecta uma mancha castanha na pele, a sua reacção instintiva é "manchas de idade!" De facto, como veremos mais à frente, as manchas podem ter várias origens - a idade é um desses factores. No entanto, conscientemente ou não, temos tendência para associar a juventude a uma pele clara e a uma tez uniforme.

Todo a gente tem manchas!

Embora tenhamos tendência para associar as manchas ao envelhecimento da pele, uma pigmentação irregular pode surgir logo no final da adolescência, em qualquer dos tipos de pele e etnias. Letizia Carnevale, professional make-up artist confirma, baseando-se na sua própria experiência: "Trabalho diariamente com mulheres de todas as idades e nacionalidades. Posso dizer que a grande maioria, incluindo as modelos mais jovens, preocupam-se com manchas."

Monitorização das manchas

Consultámos a Dermatologista Joelle Sebaoun, para ajudar-nos a entender os diferentes tipos de manchas e as suas causas. Explicou que estas podem enquadrar-se em categorias amplas:• Acne: "Quando uma imperfeição irritada ou inflamada é exposta ao sol pode dar origem a uma hiperpigmentação. Este é um dos tipos de manchas mais comum entre as mulheres mais jovens.”• Hormonas: "As pílulas contraceptivas e alguns medicamentos que afectam o equilíbrio hormonal, quando combinados com a exposição ao sol, dão origem ao aparecimento de manchas. A actividade hormonal também provoca o aparecimento de melasma, ou "pano de gravidez ", uma forma de pigmentação irregular que afecta algumas mulheres grávidas."• Exposição solar: "Lentigos solares são manchas escuras que aparecem na pele como resultado da exposição directa e prolongada aos raios UV e podem ocorrer em qualquer idade."• Envelhecimento: "As manchas de idade são comuns entre pessoas com 40 anos ou mais. Os raios UV - e o próprio processo de envelhecimento – podem provocar um excesso de produção de melanina. As manchas de idade são ``aglomerados” de melanina que surgem nas zonas mais expostas ao sol: mãos, rosto, pescoço e decote".

Prevenir e corrigir

Note-se que a exposição excessiva ao sol tem um papel determinante na formação de todos os tipos de manchas descritas pela Dra. Sebaoun. A aplicação de um protector solar eficaz é claramente uma arma potente contra a hiper-pigmentação provocada pelo sol. De facto, aplicar o protector solar deveria ser um reflexo diário, sobretudo para as pessoas que vivem em climas ensolarados. Devem procurar-se os produtos solares eficazes contra os raios UVA, responsáveis ​​pela pigmentação da pele.Para corrigir uma mancha precisamos determinar primeiro o seu tipo. Solicitar o parecer de um especialista é sempre uma boa ideia. O Farmacêutico poderá aconselhá-lo e recomendar-lhe cuidados para a pele que diminuam a produção de melanina. Adicionalmente, o seu Dermatologista pode identificar a causa das suas manchas e prescrever-lhe tratamentos correctores especializados ou indicar-lhe procedimentos estéticos como peelings químicos ou terapia com laser.

Comentar o artigo

My Skin

Deverá fazer login para deixar um comentário

COM MY SKIN

Beneficie de um acompanhamento personalizado da sua pele, partilhe com os membros da comunidade my skin e aproveite os privilégios exclusivos.

Registe-se