Notificação de Newsletter

Quero manter-me informado/a de todas as novidades da marca

  • research
  • Points de vente
  • newsletter
  • My Skin

Skin life blog

Hidratação do rosto:
a propósito de uma boa distribuição.

Avec

Florence BenechFlorence BenechFarmacêutica Directora internacional Desenvolvimento de cuidados na Vichy.

E se determinadas zonas do nosso rosto se desidratarem mais rapidamente do que outras? Um mergulho científico ao centro da hidratação dinâmica!

Por que motivo é que a pele, mesmo hidratada, pode repuxar?

Constituída por 70% de água, a pele assegura a sua função de protecção de modo ideal. Contudo, por vezes, apesar da aplicação de um cuidado hidratante matinal, a sua pele começa a repuxar em determinados locais do rosto ao final do dia? De facto, mais do que um simples fenómeno de perda de água, a desidratação é considerada, hoje em dia, como uma consequência da má distribuição da água no seio dos tecidos cutâneos. Recentes estudos clínicos confirmam-no: determinadas zonas do rosto desidratam mais rapidamente do que outras, como as bochechas, as têmporas, a testa ou o contorno do rosto. Este fenómeno explica~se pelo facto de que estas zonas estão, por natureza, mais expostas ao exterior.

O que é a hidratação heterogénea?

"A hidratação desigual da pele atinge as mulheres de todas as idades e de todos os tipos de pele! " segundo Florence Benech. Novas investigações permitem observar dois fenómenos da desidratação:

  • A diminuição das aquaporinas : estas proteínas permitem o transporte de agua de célula para célula. Quando o seu número reduz, a distribuição da água fica perturbada e a pele desidrata. A idade e a exposição aos UV ajudam a esta redução.
  • O abrandamento da renovação celular altera a barreira cutânea e torna-a permeável. O stress, a poluição atmosférica e o tabaco intensificam este fenómeno.

Como restabelecer uma hidratação óptima?

Basta reactivar os fluxos hídricos no seio da pele para uma hidratação optimizada e melhor distribuída pelo rosto! Mas como? Florence propõe privilegiar fórmulas capazes de reter a água e de redinamizar o seu transporte de célula para célula.

Isto sucede com a água termal de Vichy* que intensifica a circulação da água. Adicionalmente, graças aos seus 15 minerais, esta água de beleza melhora a qualidade da pele, luta contra o envelhecimento cutâneo graças ao seu poder antioxidante e apazigua as   peles sensíveis**.

Para os cuidados de dia, consulte os açúcares com propriedades higroscópicas. Estes captam e retêm a água: uns, como o ácido hialurónico***, oferecem uma eficácia hidratante para um efeito volumizador sobre a pele, outros formam uma película imperceptível que deixa a superfície da pele mais suave e alguns mantêm uma acção hidratante de longa duração.

Os gestos de beleza para intensificar a hidratação!

De manhã, use preferencialmente água morna no duche! Quanto mais quente estiver a água, mais a sua pele se desidrata...   Durante a semana, pratique um desporto que a faça transpirar! A transpiração abre os poros e estimula a produção de sebo e de lípidos que nutrem e reforçam a protecção cutânea. De férias, evite deixar a água salgada do mar secar no rosto... Esta aumenta a intensidade dos raios solares e desidrata a pele. Tome rapidamente um duche depois de apanhar umas ondas!

Comentar o artigo

My Skin

Deverá fazer login para deixar um comentário

COM MY SKIN

Beneficie de um acompanhamento personalizado da sua pele, partilhe com os membros da comunidade my skin e aproveite os privilégios exclusivos.

Registe-se